Desde o início de dezembro, a Secretaria de Saúde tem intensificado o trabalho de combate à dengue no município. Desta forma, na última semana, o mutirão da dengue esteve na região de Santa Teresinha, onde as equipes do Programa Municipal de Combate ao Aedes (PMCA), ligado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), visitaram 1.087 casas e 41 foram notificadas por estarem com algum foco ou criadouro da dengue. Após orientações, as equipes retornarão a estas casas para verificar se a situação foi resolvida. Ainda neste mutirão, foram recolhidos mais de 760 quilos de materiais inservíveis das residências. "Além desta ação, que foi muito produtiva, também percorremos corredores comerciais fiscalizando e levando informações aos empresários, trabalhadores e população em geral que estavam pela região da rua Governador Pedro de Toledo sobre a dengue", destacou Sebastião Amaral Campos, o Tom, coordenador do PMCA.

Para este sábado, 17/12, das 8h às 13h, o Mutirão da Dengue continua na região Norte e vai passar pelos bairros – e adjacências – do Bosques do Lenheiro e Jardim Gilda, com ponto de encontro na Escola Estadual Dom Aniger (rua Pau Brasil). Ainda no sábado, das 8h30 às 10h30, as equipes do PMCA estarão no corredor comercial central, na rua Benjamin Constant, tendo como ponto de encontro o cruzamento com a rua Voluntários de Piracicaba.

Agentes do PMCA estiveram na região norte da cidade durante Mutirão da Dengue

ARRASTÃO – Também realizado pelo PMCA, o Arrastão da Dengue realizou a sua última atividade de 2022 passando pela região do Santa Rosa, no último sábado, 10/12, quando foram recolhidos 5,63 toneladas de inservíveis. A próxima atividade está prevista para 2023, no dia 7/01, na região do bairro Mário Dedini, tendo como ponto de encontro o Varejão do bairro (em frente ao Sesi), das 8h às 14h.

DADOS – De acordo com o banco de dados da Vigilância Epidemiológica, de 01/01 a 13/12 de 2022 foram 8.228 notificações de dengue, com 1.440 casos positivos e um óbito pela doença. No mesmo período de 2021 foram 14.384 notificações, com 5.356 confirmações e um óbito.

Agentes do PMCA visitaram mais de mil casas no primeiro Mutirão da Dengue realizado em dezembro

PREVENÇÃO – Alguns dos cuidados mais importantes para a prevenção da dengue são:

– Eliminar os focos de água parada;

– Manter os pratos de vasos de flores e plantas com areia até a borda do vaso;

– Guardar garrafas com a boca virada para baixo;

– Limpar sempre as calhas dos canos;

– Não jogar lixo em terrenos baldios;

– Colocar o lixo sempre em sacos fechados;

– Manter baldes e caixa d'água devidamente tampados e piscinas com colocação de cloro;

– Não deixar acumular água em pneus;

– Furar latas de alumínio antes de serem descartadas para não acumular água;

– Lavar bebedouros de aves e animais pelo menos uma vez por semana;

– Em caso de suspeita da doença, entrar em contato imediatamente com a unidade de saúde mais próxima da residência e jamais utilizar medicação por conta própria.