Mutirão contra o Aedes aegypti visita 1.084 imóveis na Pauliceia
Cerca de 70 agentes do PSF (Programa Saúde da Família) visitaram 1.084 imóveis neste sábado, 9 de abril, em mais um mutirão Todos Juntos contra o Aedes aegypti. Promovidos pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) desde o dia 5 de março, os mutirões já inspecionaram 9.345 imóveis em 18 bairros. As visitas têm o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de eliminar os criadouros do transmissor da Zika, dengue e chikungunya das residências.
Segundo Sebastião Amaral Campos, o Tom, coordenador do PMCD (Plano Municipal de Combate à Dengue), os agentes continuarão na região da Pauliceia no próximo sábado, dia 16. “É uma área bastante extensa e com muitos imóveis, por isso deveremos concluir o trabalho no bairro em mais uma ação”, disse Tom.
O coordenador do PMCD destaca que a atividade educativa é importante para que a população se engaje no combate ao vetor da dengue, chikungunya e Zika vírus. “Além da distribuição de folhetos, fazemos a vistoria nos imóveis visitados. É um momento importante, quando as pessoas normalmente estão em suas casas. Em alguns casos até recolhemos alguns criadouros”, afirma Tom.
Os agentes comunitários de saúde envolvidos recebem R$ 120 por sábado trabalhado. O recurso é repassado diretamente pelo governo do Estado de São Paulo e foi anunciado em fevereiro pelo governador Geraldo Alckmin.
