Portal do Município de Piracicaba

Mutirão agiliza emissão de laudos para pessoas que buscam emprego inclusivo

Perito fez as avaliações que seguem modelo do Ministério do Trabalho no Centro Cívico

Por CCS / Publicado em 10/10/2025
Tempo de leitura: 4 minutos.

Um mutirão de atendimento para a emissão de laudo caracterizador, documento fundamental no processo de contratação de pessoas com deficiência e na efetivação de seus direitos no mercado de trabalho, foi realizado hoje, 10/10, no Centro Cívico, pelo Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI) de Piracicaba, da Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda. Ao todo, foram emitidos 43 laudos.

Realizado em parceria com o Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (IMESC), e Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Governo do Estado de São Paulo, o mutirão integra os esforços do programa Meu Emprego Inclusivo, que atua em diversas cidades paulistas para ampliar a inclusão produtiva e social.

“Esse documento detalha as funcionalidades e habilidades da pessoa e muitas empresas pedem por seguir o modelo do Ministério do Trabalho”, explica a técnica em sensibilização da Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda, Juliana Sampaio.

Luis Henrique Fonseca de Araújo, de 54 anos, foi um dos atendidos no mutirão. Após sofrer um acidente de moto em 2004, ele teve hemiparesia esquerda, que causa fraqueza muscular no lado esquerdo do corpo, provocada por uma lesão no hemisfério direito do cérebro. “É a primeira vez que faço este laudo e espero que abra portas nas empresas”, disse ele, que busca recolocação no mercado de trabalho desde julho deste ano.

A imagem mostra um homem de meia-idade com cabelo grisalho e um sorriso. Ele está vestindo uma camiseta branca e tem os braços cruzados. O fundo da imagem está desfocado, mas parece ser um espaço interno com várias pessoas sentadas e algumas estações de trabalho. Há uma tela grande com uma imagem verde ao fundo, e algumas fileiras de divisórias brancas que lembram cubículos ou estações de computadores. A iluminação é clara, sugerindo um ambiente de escritório ou de um espaço público de trabalho.
Luis Henrique Fonseca de Araújo fez o laudo pela primeira vez e espera que abra portas nas empresas

Uryan Gonsales, de 23 anos, recebeu o diagnóstico de autismo na adolescência. “Acredito que com este documento, minhas chances vão ser ampliadas”, aponta outro atendido no mutirão.

A imagem mostra um jovem sorrindo para a câmera, com outras pessoas sentadas em cadeiras desfocadas ao fundo. Ele está usando um suéter escuro sobre uma camiseta clara com um colar colorido. O ambiente parece ser um escritório ou sala de espera, com mesas e computadores visíveis ao fundo. A iluminação é suave e a composição foca no rosto do jovem.
Uryan Gonsales acredita que o laudo amplia as chances no mercado de trabalho

Rafael Prestello, de 36 anos, passou por cirurgias que afetaram, entre outras coisas, sua memória e algumas funções cognitivas. “Segunda-feira começo em um novo emprego na área comercial”, contou. Ele se inscreveu para atualizar seu laudo.

A imagem mostra dois homens sentados em uma sala, possivelmente um escritório. O homem à esquerda, vestindo uma camisa branca, está sentado à mesa e escrevendo em um documento. Há várias pilhas de papéis e um celular sobre a mesa. O homem à direita, vestindo uma camiseta verde, está sentado em uma cadeira e olhando para o homem à esquerda. A sala tem janelas grandes que deixam entrar muita luz natural. O exterior das janelas mostra uma área com grades e algumas construções.
Rafael Prestello foi o primeiro a ser atendido pelo médico perito Diógenes Cardoso

Além do mutirão, o PEI Piracicaba realiza atendimentos contínuos voltados à inclusão profissional de pessoas com deficiência, oferecendo orientação, apoio no processo de empregabilidade e articulação com empresas contratantes.

SOBRE O PEI – Os Polos de Empregabilidade Inclusiva (PEI) são uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com execução do Instituto de Tecnologia Social (ITS Brasil). Sua missão é promover a inclusão produtiva das pessoas com deficiência, oferecendo suporte especializado e aproximando trabalhadores e empresas comprometidas com a diversidade.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.