A doação dos objetos da cápsula do tempo da Escola Sud Mennucci para o Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes foi oficializada no dia 27/09. O termo foi assinado pelo secretário interino da Ação Cultural, Hermes Balbino, pela diretora do Museu, Érica Stocco Frasson, e pela diretora da Escola Estadual Sud Mennucci, Márcia Aparecida Lima Vieira. Parceria entre a Prefeitura e a Câmara vai disponibilizar o acervo digital de forma permanente para acesso público e parte dele já deverá será exposta no Museu a partir de 15/11.

Aberta no dia 7/09, a cápsula continha fotografias, desenhos, moedas, selos, postais, mapas, lápis, partituras, réguas, jornais, entre outros itens, que retratam o ambiente escolar da época e também da história da cidade. São ao todo 629 itens, divididos em 10 tipos de artigos.

Hermes Balbino, Márcia Aparecida Lima Vieira e Érica Stocco Frasson- Foto Isabela Borghese

Na semana passada, os itens encontrados seguiram para a Câmara Municipal, onde foi assinado um termo de cooperação entre a presidência da Câmara e a diretoria do Museu Prudente de Moraes, o que permitirá a identificação, descrição e organização em índices de todos os itens documentais. Os manuscritos passam pelo trabalho de transcrição, os documentos, fotografias, iconografias e cartografias serão digitalizados. Já os objetos foram fotografados para disponibilização. Através da parceria da Câmara com o Museu, será possível disponibilizar o acervo digital de forma permanente para acesso público.

Manuscritos da época- Foto Isabela Borghese

"A atmosfera da abertura da cápsula gerou uma grande ressonância na população do município, não só na comunidade do Sud. Ficamos muito felizes em presenciar este momento tão importante e estamos ansiosos pela participação nesta exposição em novembro próximo. A todos os envolvidos neste processo, transmito os agradecimentos da Secretaria da Ação Cultural e da Prefeitura de Piracicaba", disse Hermes Balbino. "Eu sou ex-aluna do Sud e quando passava por aquele corredor ficava imaginando como seria, depois de tanto tempo, a abertura da cápsula do tempo e jamais imaginei que estaria na gestão da escola neste momento tão especial, uma responsabilidade muito grande que eu tive a alegria de poder dividir com antigos gestores da escola. Esse momento de entregar esse material para o Museu acaba sendo uma emoção porque a gente tem garantia de que o material está sendo muito bem cuidado, todo processo de abertura foi com esse cuidado técnico, essa orientação, com os protocolos, nos apoiando com as instruções, com o conhecimento que possuem. Entregar esse material a eles e saber que será preservado, exposto, é algo que nos alegra muito", enfatiza a diretora do Sud Menucci.

A diretora do Museu, Érica Stocco Frasson disse que é uma honra receber os itens da cápsula. "Isso nos permitirá preservar, estudar e divulgar esta ação histórica. A doação tem grande valor para nossa instituição, com o objetivo de compor nosso acervo para que possa ser divulgado por meio de exposições, publicações e eventos"

Prefeito Luciano Almeida visita a Escola Sud Menucci- Foto Isabela Borghese

A previsão é que alguns itens encontrados na cápsula fiquem expostos no Museu a partir do dia 15 de novembro, aniversário da Proclamação da República.

O Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes fica na rua Santo Antônio, 641, Centro. Informações: (19) 3422-3069. Funcionamento de terça a sexta-feira, das 9h às 17h. Sábados e feriados das 10h às 14h.