Museu Prudente de Moraes recebe gravações do Memorial Audiovisual de Piracicaba
Depoimentos vão integrar banco de memórias sobre a história do município
Na próxima segunda-feira, 15/12, o Museu Prudente de Moraes será palco das gravações do Memorial Audiovisual de Piracicaba, projeto desenvolvido pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, do Museu da Imagem e do Som de Piracicaba (MISP), em parceria com o Museu. A iniciativa reúne relatos de moradores e personalidades da cidade, e tem como objetivo preservar vivências que ajudam a compor a identidade piracicabana.
A coleta de depoimentos da próxima segunda-feira envolverá dois participantes: a profª Dra. Marilda Soares e o secretário de Cultura, Carlos Beltrame. O projeto já contou com o depoimento do jornalista Edson Rontani Júnior, entre outros piracicabanos.


Após a edição, os registros serão disponibilizados em plataformas públicas, incluindo as redes sociais da Secretaria de Cultura, do Museu Prudente de Moraes e do MISP. Parte do acervo já pode ser acessada no canal do YouTube da Secretaria e do MISP: youtube.com/@mispiracicaba.
O projeto propõe a criação de um banco de memórias acessível ao público, com depoimentos que registram histórias, experiências e percepções sobre Piracicaba.
“A participação do Museu Prudente de Moraes reforça seu papel como guardião da memória local, oferecendo não apenas seu acervo, mas também seu espaço histórico como cenário das gravações. Os convidados a compartilhar suas histórias serão gravados dentro do Museu, ambiente que favorece a retomada de lembranças e conexões com o patrimônio cultural da cidade”, destaca a diretora do Museu, Ana Torrejais.
