Portal do Município de Piracicaba

Museu Prudente de Moraes recebe gravações do Memorial Audiovisual de Piracicaba

Depoimentos vão integrar banco de memórias sobre a história do município

Por CCS / Publicado em 12/12/2025
Tempo de leitura: 2 minutos.

Na próxima segunda-feira, 15/12, o Museu Prudente de Moraes será palco das gravações do Memorial Audiovisual de Piracicaba, projeto desenvolvido pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, do Museu da Imagem e do Som de Piracicaba (MISP), em parceria com o Museu. A iniciativa reúne relatos de moradores e personalidades da cidade, e tem como objetivo preservar vivências que ajudam a compor a identidade piracicabana.

A coleta de depoimentos da próxima segunda-feira envolverá dois participantes: a profª Dra. Marilda Soares e o secretário de Cultura, Carlos Beltrame. O projeto já contou com o depoimento do jornalista Edson Rontani Júnior, entre outros piracicabanos.

A imagem mostra um homem de meia-idade, com cabelos escuros e barba grisalha, vestindo uma camisa branca com listras finas. Ele está segurando um microfone preto com a mão direita e falando. A camisa tem um bolso no lado esquerdo do peito, onde há uma caneta preta e um par de óculos escuros com armação preta. O fundo da imagem é uma parede branca lisa. A iluminação é suave, destacando o rosto do homem e a textura da camisa.
O secretário de Cultura, Carlos Beltrame, é um dos convidados para contribuir com o Memorial Audiovisual de Piracicaba
A imagem mostra um homem sentado em uma cadeira de madeira, vestindo uma camisa polo azul escura e calças jeans. Ele está em um ambiente que parece ser um museu ou galeria, com quadros e expositores ao fundo. Há também um tripé de câmera com uma tela visível, exibindo uma imagem desfocada de alguém. O homem olha para a câmera com uma expressão neutra. A iluminação é suave, destacando o homem e o ambiente ao seu redor.
O jornalista Edson Rontani Júnior foi um dos convidados do projeto

Após a edição, os registros serão disponibilizados em plataformas públicas, incluindo as redes sociais da Secretaria de Cultura, do Museu Prudente de Moraes e do MISP. Parte do acervo já pode ser acessada no canal do YouTube da Secretaria e do MISP: youtube.com/@mispiracicaba.

O projeto propõe a criação de um banco de memórias acessível ao público, com depoimentos que registram histórias, experiências e percepções sobre Piracicaba.

“A participação do Museu Prudente de Moraes reforça seu papel como guardião da memória local, oferecendo não apenas seu acervo, mas também seu espaço histórico como cenário das gravações. Os convidados a compartilhar suas histórias serão gravados dentro do Museu, ambiente que favorece a retomada de lembranças e conexões com o patrimônio cultural da cidade”, destaca a diretora do Museu, Ana Torrejais.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.