Portal do Município de Piracicaba

Museu Prudente de Moraes recebe exposição multimídia que tem o rio Piracicaba como tema

Por Comunicação Social / Publicado em 16/10/2017
Tempo de leitura: 4 minutos.

Tudo é um Rio é Tudo. Este é o nome da exposição multimídia sobre o rio Piracicaba, que será aberta nesta terça-feira, 17/10, nas dependências do Museu Prudente de Moraes. A exposição é financiada pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC).

A obra, realizada pela videomaker e pesquisadora Ana Paula Zaguetto e pelo fotógrafo e desenvolvedor de realidade virtual Paulo Munhoz, retrata em formato de documentário artístico e vídeos de realidade virtual, a relação do rio com a passagem do tempo, os espaços que percorre e a atividade humana.

O fenômeno gerador da obra foi o cenário de seca do rio Piracicaba, em meados de 2015, quando era possível caminhar pelas pedras expostas de seu leito seco. As gravações feitas neste mesmo ano foram realizadas com o objetivo de acompanhar o nível do reservatório do Sistema Cantareira (abastecido por águas desviadas dos rios Jaguari e Atibaia, que são os formadores do rio Piracicaba), que encontrava-se em nível crítico, sendo necessário utilizar a reserva do volume morto.

“Busquei encontrar a relação entre a imagem do rio e os dados sobre o nível do Cantareira, mas com o tempo percebi que o mais interessante era a experiência de observar o rio e saber de que forma tudo aquilo me afetava. O rio que eu via era resultado de uma história e da ação humana que desvia e canaliza suas águas. Daí nasceu o documentário artístico sobre o fluxo e totalidade: tudo é rio porque nossa vida é um fluxo, assim como o rio. E um rio é tudo, porque ele não existe separado do resto, da mesma forma que nós somos o resultado da nossa relação com o mundo”, explica Ana Paula.

O trabalho de realidade virtual da exposição possibilitará explorar novas percepções e sensações sobre o percurso das águas que formam o rio Piracicaba. “Os óculos de realidade virtual nos fazem sentir como se estivéssemos sendo transportados para outro lugar. Assim, em um dos vídeos, propomos ao espectador um passeio pela bacia hidrográfica do rio Piracicaba, desde os rios Jaguari e Atibaia, os reservatórios do Sistema Cantareira, até a represa de Barra Bonita, onde o rio deságua no Tietê”, afirma o fotógrafo Paulo Munhoz.

A exposição multimídia Tudo é um Rio é Tudo será aberta à população, de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, aos sábados e feriados, das 9h às 13h, no Museu Prudente de Moraes. A entrada é gratuita.

SERVIÇO – O Museu Prudente de Moraes fica na rua Santo Antonio, 641, Centro. Pessoas com deficiência motora, dificuldades de locomoção e ostomizados podem solicitar visita monitorada. Informações: 3422-3069.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.