O Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, um equipamento da Prefeitura mantido pela Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), recebe amanhã, quinta-feira, 19/12, às 19h, a apresentação musical do grupo percussivo piracicabano Baque Caipira. A entrada é gratuita.
O Baque Caipira tem como referência o maracatu de Baque Virado. Fundado em 2013, pelo músico Maicon Araki, o grupo tem se constituído como um espaço artístico, educacional e cultural de valorização e difusão da cultura brasileira.
O grupo tem desenvolvido uma linguagem própria em relação às composições rítmicas, e integra às batidas do ritmo nordestino, um sotaque afro-caipira, característico das manifestações populares da região do interior paulista.
A organização do Baque Caipira se configura como um coletivo independente, aberto às pessoas de diversas idades, gêneros e classes sociais, que reconhecem o poder transformador das expressões culturais populares, negras e indígenas. Atualmente com 40 pessoas, o grupo não tem fins lucrativos, e seus integrantes cooperam com o projeto por acreditarem na movimentação cultural, educacional e espiritual provenientes da experiência comunitária do maracatu.
SERVIÇO – Apresentação musical com o grupo Baque Caipira. Amanhã, 19/12, às 19h. Área externa do Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes. Rua Santo Antonio, 641 (entrada pela rua Treze de Maio). Entrada gratuita. Mais informações: (19) 3422-3069 (WhatsApp).