O Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes traz ao público na próxima quarta-feira, 21/06, a terceira edição de 2023 do projeto Uma Noite no Museu. O evento, que acontece das 19h às 21h, contará com visita guiada para crianças, comandada pelo contador de histórias Evair Sousa. O museu é um equipamento cultural mantido pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural).

Ação no museu será comandada pelo contador de histórias Evair Sousa | Foto: Divulgação

Durante a atividade, os pequenos conhecerão a história de Piracicaba e suas lendas caminhando pelos corredores do Museu, tendo contato com fotos, pinturas do início do século 20 e objetos históricos, tornando a narrativa mais lúdica e imersiva.

As lendas trabalhadas serão da Inhala Seca, A Índia e o Filho do Pescador, Capitão Nhô Lica e a Lenda da Cobrona, além de novidades trazidas pelo contador de histórias. Essas histórias fazem parte do imaginário infantil piracicabano e contribuem para a manutenção do nosso folclore.

Após a visita, haverá oficina de desenho e pintura, instigando os participantes a registrarem os momentos vividos dentro do Museu e suas visões acerca das lendas contadas.

Para participar da visita guiada será necessário agendamento prévio pelo telefone 3422-3069 ou e-mail mprudentedemoraes@piracicaba.sp.gov.br. Serão oferecidas 12 vagas para crianças de 6 a 12 anos, sendo necessária a presença de um responsável durante as atividades.

O projeto Uma Noite no Museu visa apresentar ao público infantil a história de Piracicaba e de Prudente de Moraes por meio da contação de histórias e lendas piracicabanas, utilizando para isso recursos lúdicos e acessíveis que contribuam para o sentimento de pertencimento da comunidade.

SERVIÇO – Uma Noite no Museu. Quarta-feira, 21/06, das 19h às 21h, no Museu Prudente de Moraes (rua Santo Antonio, 641, Centro). Gratuito. Inscrições e informações: (19) 3422-3069 ou pelo e-mail: mprudentedemoraes@piracicaba.sp.gov.br. Para a inscrição são necessários o nome e idade da criança ou adolescente e o nome do responsável. O museu dá acesso a pessoas com deficiência motora, dificuldades de locomoção e ostomizados.