Museu Prudente de Moraes participa da 10ª Primavera dos Museus

O Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes participa da 10ª Primavera dos Museus, entre os dias 19 e 25 de setembro, com entrada gratuita. O projeto é coordenado pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus)
e tem apoio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural). As atividades ocorrem de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados das 12h às 16h.
Realizada em 753 instituições museológicas brasileiras, de 360 cidades do país, a Primavera dos Museus acontece anualmente no início da primavera, com o objetivo de sensibilizar as instituições museais e a comunidade para o debate sobre temas da atualidade.
O tema escolhido para 2016 será Museus, Memórias e Economia da Cultura, que destaca, segundo o Ibram, “o importante papel social desempenhado pelos museus na promoção de trocas simbólicas, culturais, de saberes e de experiências, assim como sua contribuição para a dinamização da cadeia produtiva da cultura de modo sustentável”.
Seguindo a proposta deste ano, o Museu Prudente de Moraes apresentará as exposições Maria Sai da Lata, de Maria Luziano, Olhar Especial, de Claudinho Coradini e Ação Educativa Arte Gráfica e suas Distintas Abordagens, nas quais a equipe do museu mostra ao público o trabalho de artistas do humor gráfico em jornais e mídias eletrônicas. A programação completa da Primavera dos Museus pode ser consultada em: www.guiadaprogramacao.museus.gov.br/
Sobre o Museu Prudente de Moraes Inaugurado em 1957, o Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes está instalado na Casa de Prudente de Moraes, local este em que o primeiro presidente civil do Brasil residiu e advogou; Um dos museus mais antigos do gênero Histórico e Pedagógico do Estado de São Paulo, o Museu foi transferido ao município totalmente restaurado e reestruturado em março de 2010. Dedicado a valorizar e difundir a história, cultura e identidade locais, o espaço oferece à população uma exposição permanente como poucos existentes no interior, que mescla história e tecnologia, e permite visualizar a vida política e privada do patrono, além de curiosidades sobre a urbanização de Piracicaba. Seu acervo é eclético reunindo objetos e mobiliários que pertenceram a importantes figuras piracicabanas entre elas Prudente de Moraes, Luiz de Queiroz, João Sampaio, Barões de Serra Negra e de Rezende, Sud Mennucci, Cobrinha e Fabiano Lozano. Há também grandes obras de artistas plásticos piracicabanos e um variado acervo iconográfico e textual.
SERVIÇO – 10ª Primavera dos Museus. De 19/09 a 25 de setembro, no Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, rua Santo Antonio, 641, Centro – Piracicaba/SP). Informações: (19) 3422-3069 ou pelo e-mail: mprudentedemoraes@piracicaba.sp.gov.br. Acesso a pessoas com deficiência motora, dificuldades de locomoção e ostomizados. Visitas orientadas: (19) 3422-3069 / mprudentedemoraes@piracicaba.sp.gov.br
