Páginas nômades é uma exposição de arte contemporânea cujos trabalhos têm em comum o livro

O Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, equipamento da Prefeitura mantido pela Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), inaugura neste sábado, 08/06, às 10h, a exposição coletiva Páginas Nômades. A mostra ficará aberta à visitação gratuita até 27/07 de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados e feriados, das 10h às 14h. A entrada é gratuita.

Pode um livro ser desprovido de textos ou imagens? Ou ainda, ter um texto incompreensível para qualquer ser humano? Podem as páginas de um livro serem feitas de pedra, de tecidos variados ou de outros materiais que não sejam o papel? Poderiam ainda as páginas de um livro estarem dispersas no espaço, atravessadas por fios ou presas em roupas? Estão são questionamentos que norteiam as tantas possibilidades artísticas da nova exposição no Museu Prudente.

Com obras de sete artistas, Páginas Nômades é uma exposição de arte contemporânea cujos trabalhos têm em comum o livro, seus componentes e suas funções sociais. Os artistas são Alzira Ballestero, Ana Cris Rosa, Ivy Ota Calejon, Lídice Salgot, Liliana Pardini, Maíra Carvalho e Marco Gonçalves.

Nos trabalhos apresentados, a página, o texto, a escrita e o objeto livro e seu papel histórico são manejados de modo livre pelos autores, contemplando uma variedade de formatos e de técnicas. A curadoria dos trabalhos foi realizada coletivamente pelos próprios artistas, sendo quatro deles residentes em Piracicaba, dois em Itu e um em Embu das Artes.

No campo da produção visual, convencionou-se denominar arte contemporânea a um tipo de obra que, por definição, difere das modalidades artísticas historicamente consagradas como modernas, casos da pintura e da escultura. A arte contemporânea tem sua origem nas experimentações das vanguardas europeias (décadas de 1910 e 1920) que, a partir dos anos 1960, conquistaram espaços crescentes, quando novas gerações buscavam expandir os sentidos do artístico.

SERVIÇO – Exposição coletiva Páginas Nômades. Inauguração neste sábado, 08/06, às 10h, na sala de exposições temporárias. Visitação de 08/06 e 27/07 de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados e feriados, das 10h às 14h. Rua Santo Antônio, 641. A entrada é gratuita.