Obras inéditas e releituras artísticas sobre Piracicaba e a cultura piracicabana, criadas a partir de descrições feitas pela educadora norte-americana Martha Watts (1845-1909), entre os anos de 1881 a 1887, são tema da exposição Pintando as Cartas de Martha Watts, que ocorre entre os dias 3/06 a 1/07, no Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes. A iniciativa, que é organizada e promovida pela equipe do Centro Cultural Martha Watts, com apoio da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) e Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), terá entrada gratuita.
Cartas de Martha Watts fica até julho na Sala de Exposições do Prudente de Moraes | Foto: CCS
A exposição reúne obras artísticas de diferentes técnicas e estilos: áudio, fotografia, escultura, poesia, pintura, técnica mista, livro de artista, arte digital. Participam os artistas plásticos e visuais, poetas e fotógrafos: Alexandra Jacob, Arlete Brito, Carlos Valério, Carmem Pilotto, Cleusa Piton, Danilo Monaco, Elaine Parra, Fernanda Nepomuceno, Gracia Nepomuceno, Helder Prado, Isabela Borghese, Ivânia Tanaka, João Benatti, Julia Momesso, Lídice Salgot, Marcos Nozella Gil, Maria Gobet, Maria Rita Correa, Melissa Sanches Pozzi, Odair Demarchi, Reinaldo Diniz, Rosy Jesus Vaz, Silvia Dionísio, Sônia Torrezan, Vera Gutierrez e Vírginia Nicoletti.
Joceli Cerqueira Lazier, coordenadora do Centro Cultural Martha Watts e organizadora, conta que o objetivo principal da mostra foi “oportunizar aos artistas, com suas técnicas e sensibilidades próprias, a representação artística de trechos das cartas de Martha Watts que se referem a lugares e costumes de Piracicaba, trazendo para os dias atuais retratos daquela época”.
Maurício Beraldo, historiador do Prudente de Moraes, fala sobre a parceria com o Martha Watts. “São instituições museológicas importantes para Piracicaba e que guardam a história e a memória de nossa cidade. A família Moraes Barros foi essencial para os primeiros passos da missionária Martha Watts em solo piracicabano, tanto para a construção do colégio quanto para o acolhimento da religião Metodista em um local dominado pelo catolicismo oficial do império. Sendo assim, o Museu Prudente de Moraes se sente honrado em fazer parte da história do Centro Cultural, acolhendo essa exposição temporária.”
Descrições feitas pela educadora norte-americana Martha Watts pautam a exposicao | Foto: CCS
A curadoria é conjunta da restauradora Ana Torrejais e do historiador Maurício Beraldo, da equipe do Prudente de Moraes, e da técnica em museu Ana Paula Paschoaldeli e Joceli Cerqueira Lazier pelo Martha Watts.
PROJETO – O projeto artístico Pintando as Cartas de Martha Watts nasceu a partir de uma visita monitorada realizada no Centro Cultural Martha Watts, em setembro de 2019, com a entrega de trechos das cartas da educadora para o desenvolvimento do trabalho.
Nas correspondências endereçadas às mulheres missionárias norte-americanas, Martha Watts descreveu não apenas as atividades do Colégio Piracicabano, mas também o cotidiano, as festas e o modo de agir do povo piracicabano naquela época. A partir de trechos destas cartas, os artistas foram convidados a fazer uma releitura artística da cidade de Piracicaba.
Já a escolha pelo local da exposição, o Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, ocorreu para destacar a parceria e o apoio que o advogado, político e o primeiro presidente eleito do Brasil sempre ofereceu à educadora Martha Watts, em seus primeiros anos de atuação no cenário educacional de Piracicaba.
SERVIÇO – Exposição Pintando as Cartas de Martha Watts. No Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, de 3/06 a 1/07. Na rua Santo Antônio, 641, Centro. Entrada gratuita. Visitação: de terça a sexta-feira, das 9h às 17h; aos sábados e feriados, das 10h às 14h. Informações: 3422-3069.