O Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, em parceria com a Escola Estadual Sud Mennucci e com a Câmara Municipal de Piracicaba, abre a exposição Cápsula do Tempo: Mistérios Revelados, na terça-feira, 15/11, feriado da Proclamação da República. Haverá solenidade de abertura reservada a autoridades e convidados, às 9h, e a abertura ao público será as 10h. O Museu Prudente de Moraes é mantido pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac).
Depois de um século de espera, os objetos guardados na cápsula do tempo da Escola Sud Mennucci, aberta no dia 07/09 deste ano, serão revelados na mostra. O público poderá conferir parte do material que estava acondicionado em uma caixa de cobre selada, que por sua vez estava concretada no hall principal da instituição de ensino.
Depois de 100 anos o público poderá conferir de perto parte do material da cápsula- Foto Isabela Borghese
A cápsula foi uma iniciativa de Honorato Faustino, diretor da escola no ano de 1922. Foi encerrada no dia 15/11/1922 com a colaboração da comunidade escolar, alunos, professores, professorandos e funcionários, que escolheram documentos e objetos referentes ao cotidiano escolar e a história de Piracicaba e do Brasil. Trata-se de jornais, fotografias, objetos escolares, desenhos, materiais educativos, selos, cédulas, moedas, trabalhos escolares, cartas endereçadas a 2022, publicações, dentre outros materiais que objetivavam trazer às pessoas do ano de 2022 parte do pensamento da época e do momento que o país atravessava no primeiro centenário da Independência.
Museu Prudente de Moraes realiza exposição da cápsula do tempo do Sud- Foto Isabela Borghese
A exposição no Museu Prudente de Moraes revelará parte do material original e o restante estará disponível digitalmente, por meio do sistema ATOM, ricamente alimentado pelo corpo de funcionários do Setor de Gestão de Documentação e Arquivo da Câmara Municipal de Piracicaba.
Ao todo, foram encontrados em perfeito estado de conservação cerca de 600 itens individuais, que, reunidos, colaboram para enriquecer ainda mais a história de Piracicaba e do Brasil.
A entrada para o público no dia 15/11, a partir das 10h, será controlada, sendo permitida a visitação de no máximo 30 pessoas por vez, mediante senha. A mostra permanece no Museu até dia 28/01/2023.
Paralelamente, em outra sala do Museu, o público poderá apreciar a história da Escola Sud Mennucci por meio de imagens do fotógrafo Davi Negri. Serão expostas fotografias de diversas épocas retratando o edifício da antiga Escola Normal, inaugurada em 1917 e referência em arquitetura do início do século 20.
Exposição paralela retrata os detalhes da antiga Escola Normal pelos olhos de Davi Negri MTB 20499
"Estamos muito felizes em compartilhar isto com todos, é uma honra fazer parte desta celebração, e espero que vocês apreciem esta exposição. Uma experiência comovente e significativa, que enriquecerá sua compreensão da história, como um lembrete de quanto realizamos em 100 anos e até onde pretendemos ir no futuro. Gostaria de agradecer a todos aqueles que tornaram este momento possível, em parceria da Escola Estadual Sud Mennucci, Câmara Municipal de Piracicaba, Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e a Prefeitura Municipal de Piracicaba", destacou a diretora do Museu, Érica Stocco Frasson.
SERVIÇO – Abertura da Exposição Cápsula do Tempo: Mistérios Revelados. Abertura dia 15/11, terça-feira, às 9h (solenidade reservada) e às 10h (ao público). No Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, rua Santo Antônio, 641, Centro. Entrada gratuita. Horário de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, sábados e feriados, das 10h às 14h. Informações: (19) 3422-3069. Acesso a pessoas com deficiência motora, dificuldades de locomoção e ostomizados.