Portal do Município de Piracicaba

Museu Prudente de Moraes e Fundo Social premiam alunos por projetos sobre cidadania e memória

Projeto reconheceu trabalhos sobre direitos humanos e valores democráticos desenvolvidos por estudantes da rede estadual; ação integra a Semana Republicana

Por CCS / Publicado em 13/11/2025
Tempo de leitura: 4 minutos.

O Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes e o Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba realizaram, na tarde de ontem, 12/11, no auditório do museu, a cerimônia de premiação do projeto Com a Palavra, os Estudantes: um Projeto de Cidadania e Memória, que integrou a programação da Semana Republicana.

A imagem mostra um grupo de pessoas sentadas em cadeiras em uma sala com piso de madeira e paredes amarelas e verdes. Há um homem em pé na porta à direita, vestindo uma camisa escura e calças. Na porta à esquerda, uma mulher em pé, vestindo uma blusa preta, parece estar falando com outra mulher sentada. A maioria das pessoas na sala está olhando para a frente, aparentemente para alguém que está falando. Há várias janelas nas paredes, e ventiladores de teto estão instalados no teto. A iluminação sugere que é dia, com luz natural entrando pelas janelas. As pessoas sentadas são de idades variadas, com uma mistura de homens, mulheres e jovens. Algumas pessoas estão segurando papéis.
A cerimônia de premiação do projeto Com a Palavra, os Estudantes, foi realizada no Museu Prudente de Moraes

O evento contou com a presença da diretora do museu e idealizadora do projeto, Ana Torrejais, da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Valkíria Callovi, além de diretoras das escolas participantes Silmara Aparecida Romani, da EE Moraes Barros, e Christina Negro Silva, da EE Dr. Prudente, de representantes das secretarias municipais de Educação e de Cultura, Aline Rossini e Maurici Scarpari, respectivamente.

Em uma sala com paredes claras e uma porta branca ao fundo, uma mulher de cabelos loiros e pele clara, sorrindo, abraça uma menina de cabelos castanhos. A mulher veste uma blusa clara com bolinhas em tom mais escuro e calça clara. A menina veste uma blusa cinza clara. Ambas seguram um certificado com a mão direita da mulher e a mão esquerda da menina. O certificado, com bordas decoradas com flores rosas, tem o título "Certificado de Participação" e o nome "Maria Eduarda Hoff Beraldo" em destaque. Ao fundo, à esquerda, há um objeto escuro com detalhes metálicos, possivelmente um piano ou um armário antigo. À direita, um banco de madeira.
A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Valkíria Callovi, entregou certificados aos alunos premiados

Durante a cerimônia, foram premiados os alunos das Escolas Estaduais Moraes Barros e Dr. Prudente de Moraes, que desenvolveram trabalhos escolares em duplas com o tema Direitos Humanos, Valores Democráticos e Princípios Republicanos. As escolas participantes possuem relação direta com o Museu Prudente de Moraes, já que seus patronos fazem parte da história republicana e da memória do município.

Na imagem, uma mulher sorridente, com um vestido verde e um colar de contas coloridas, está em pé à esquerda. Ela tem uma tatuagem em seu braço esquerdo. Ela segura um certificado e presente para dois meninos que estão à sua direita. Os meninos, um com óculos e outro sem, também estão sorrindo e usam medalhas no pescoço. Um deles segura um presente embrulhado com um laço rosa e uma caneca. Ao fundo, outras pessoas estão presentes, incluindo um homem mais velho sentado e uma mulher mais velha em pé atrás dos meninos. O ambiente parece ser uma cerimônia de premiação, possivelmente em um museu ou instituição educacional, como sugerido pelos certificados e pelo homem retratado em um cartaz à esquerda.
A diretora do museu Ana Torrejais, durante a cerimônia de entrega de certificado aos alunos

Após uma seleção prévia dos 20 melhores trabalhos, a Comissão Julgadora, composta por representantes da Academia Piracicabana de Letras, da Associação de Cultura Artística de Piracicaba (Acap) e da Associação Piracicabana de Artistas Plásticos (Apap), escolheu os vencedores do primeiro, segundo e terceiro lugares, além de conceder menções honrosas.

Na Escola Estadual Moraes Barros, na categoria Componente Literária e Artística, os vencedores foram: Pedro Gabriel Costa e Sophia Rodrigues dos Santos (5º A) no 1º lugar; Alice Mansano da Fonseca Pinheiro e Valentina Lara (5º C) no 2º lugar; e Emmanuelle Arruda Lopes e Julia Magalhães de Souza (5º B) no 3º lugar.

Na Escola Estadual Dr. Prudente os premiados foram: Miyuke Harumi Hashida (9º A) no 1º lugar; Eryxi Erixan Shao Fang (9º B) no 2º lugar; e Levy de Jesus Bastos Pessoa (9º B) no 3º lugar. Já na categoria Componente Artística, os vencedores foram: Kevin E. Neves (6º A) no 1º lugar; Izabella Martinucho (7º A) no 2º lugar; e Ester C. Erminio (9º A) no 3º lugar.

Os alunos premiados receberam medalhas, entre outros brindes, além de certificados de reconhecimento. Os melhores trabalhos serão exibidos ao público em uma exposição temporária no Piso 1 do Centro Cívico (R. Antônio Corrêa Barbosa, 2233) a partir de amanhã, 14/11, até 28/11.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.