O Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, Sociedade Amigos do Museu Prudente de Moraes, Sociedade para a Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba, Instituto de Arquitetos do Brasil- seção Piracicaba e Instituto de Planejamento e Pesquisa (IPLLAP), realizam seminário para discutir a proposta “A Saúde Cultural da Cidade”, do arquiteto Paulo Bastos, membro da ONG Defenda São Paulo, que integra o programa “Metrópoles Saudáveis”, desenvolvido pelo PROAM- Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental.

A apresentação acontecerá no dia 17 de outubro, às 15 horas, no Auditório Escolar Helena Rovary Benetton, na sede do museu, pelo arquiteto Francisco de Assis Carvalho Ferraz Júnior, presidente da seção de Piracicaba do Instituto de Arquitetos do Brasil.

A proposta focaliza a dimensão cultural das cidades, em particular a cidade de São Paulo, que saltou de pobre aldeia jesuítica para rica metrópole, em rápido processo de destruição/construção. A visualização de alguns exemplos desta situação permite exemplificar o grau de dissolução de uma eventual identidade paulistana.

No mesmo dia, o arquiteto do IPPLAP, Marcelo Cachioni, falará sobre o patrimônio cultural da cidade, tendo como base a exposição itinerante “Desenhando o Patrimônio Cultural de Piracicaba”, que estará no Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, até o dia 28 de outubro.

O Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes está localizado na Rua Santo Antonio, 641, centro e fica aberto para visitação de terça à sexta-feira, das 10 às 17 horas e aos sábados, das 9 às 12 horas.