Museu Prudente de Moraes apresenta palestra “A Morte Como Fator Cultural”
Compondo a programação da 6ª Mostra de Artes Cemiteriais de Piracicaba, o Grupo Bom Jesus em parceria com a Prefeitura Municipal de Piracicaba, por meio da SEMAC (Secretaria da Ação Cultural), realizam na próxima sexta-feira, 28, às 14h no Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes a palestra intitulada “A Morte Como Fator Cultural”, que será ministrada pela comunicadora Clarissa Grassi Dias.
Nascida na cidade de Campinas em 1977, Clarissa Grassi Dias é graduada em comunicação com habilitação em Relações Públicas pela Universidade Federal do paraná (1999) e especialização em Marketing pela FAE Business School (2010). Ela é autora do livro “Um Olhar…A Arte do Silência” (2006), que aborda a arte tumular presente no Cemitério Municipal São Francisco de Paula, em Curitiba, no Paraná. Além disso, Clarissa ocupa atualmente o cargo de vice-presidente da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais.
Durante a palestra, Clarissa abordará temas os quais pesquisa constantemente, como a arte tumular, cemitérios, esculturas e a simbologia intrínseca nessas questões. “O objetivo é apresentar o tema, que é visto pela maioria das pessoas com muita resistência, com uma visão diferenciada, mais leve. Até porque, trata-se de algo que faz parte da vida”, explica a assistente social do Grupo Bom Jesus Silvia Gonçalves.
“Certamente será uma grande oportunidade para artistas em geral e pessoas ligadas a história, arqueologia, além do público geral que tem interesse por saber um pouco mais sobre a arte cemiterial, que vem ganhando cada vez mais força culturalmente”, completa Silvia.
FINADOS – No Feriado de Finados, dia 02 de novembro, o Cemitério da Saudade receberá mais uma edição da Exposição de Arte Cemiterial, promovida pelo grupo Bom Jesus, em parceria com a SEMAC e o Foto Clube de Piracicaba.
Ao longo de todo o dia, alunos do fotógrafo e professor de fotografia Carlos Mendes irão expor trabalhos com o tema “Arte Cemiterial”, que poderão ser vistos no Cemitério da Saudade.
