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Museu Prudente de Moraes apresenta exposição A Impressão do Imaginário, de Tony Azevedo

Abertura da mostra é gratuita e acontece amanhã, quarta-feira, 19/11, a partir das 19h, com apresentação do grupo musical Cordas Couro e Arame

Por CCS / Publicado em 18/11/2025
Tempo de leitura: 3 minutos.

O Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes abre amanhã, quarta-feira, 19/11, a exposição A Impressão do Imaginário, do artista visual e xilogravurista Tony Azevedo. A mostra tem entrada gratuita e ficará disponível para visitação até o dia 24 de janeiro de 2026.

A imagem mostra um close-up do rosto de um homem sorrindo, segurando uma máscara vermelha e amarela na frente do seu rosto. Ele está usando um chapéu colorido e decorado, com pompons e flores. O homem tem barba curta e usa um colar de contas. A máscara que ele segura tem um design abstrato com espirais e um buraco no centro, possivelmente para os olhos. O fundo da imagem está desfocado, mas sugere um ambiente externo ou rústico.
Tony Azevedo é artista visual e xilogravurista

A abertura contará com apresentação especial do grupo musical Cordas Couro e Arame, que mescla ritmos afro-brasileiros por meio da combinação de berimbau, viola e instrumentos de percussão. Para a ocasião, o grupo preparou um repertório temático em homenagem ao Mês da Consciência Negra.

A exposição reúne 15 obras produzidas entre 2015 e 2025, selecionadas para conduzir o público por uma trajetória que evidencia o amadurecimento técnico e artístico de Tony Azevedo. As peças representam a tradição da xilogravura — profundamente enraizada na cultura nordestina —, mas também incorporam experimentações que ampliam seus limites expressivos.

A imagem exibe uma gravura em preto e branco, emoldurada com uma moldura de madeira clara. A gravura, que parece ser uma xilogravura ou linoleogravura, apresenta uma representação estilizada de um bode ou carneiro. O animal é retratado de forma abstrata e expressiva, com linhas fortes e contrastantes. A cabeça do bode domina a composição, com um grande chifre em espiral que se curva para cima e para a direita. O olho é representado por um círculo escuro e proeminente, cercado por padrões concêntricos que sugerem um efeito visual dinâmico. O corpo do animal é formado por formas geométricas e texturas que transmitem movimento e energia. A técnica utilizada na gravura é evidente nas áreas de hachuras e nas texturas criadas pelas linhas, que dão profundidade e volume à imagem. Na parte inferior da gravura, há uma assinatura do artista e a data "22", além de uma numeração em algarismos arábicos, "1/15", que indica que esta é a primeira cópia de uma tiragem limitada de quinze exemplares. A gravura está montada sobre um passe-partout branco, que realça a obra e a protege. A moldura de madeira clara, com um tom amadeirado suave, complementa a estética da gravura, conferindo-lhe um ar de elegância e simplicidade.
A mostra reúne 15 obras produzidas entre 2015 e 2025
A imagem é uma gravura em linóleo de um peixe estilizado em tons de vermelho e amarelo, com o fundo em branco. O peixe está representado de perfil, com escamas marcadas por linhas paralelas e um olho circular proeminente. A técnica de gravura é evidente nas linhas fortes e na textura criada pela sobreposição das cores. No canto inferior esquerdo da imagem, há uma numeração escrita à mão: "2/10", indicando que esta é a segunda cópia de uma edição limitada de dez. Ao lado, centralizado, está a palavra "peixe" escrita em letras minúsculas. No canto inferior direito, encontra-se a assinatura do artista, "Tony Arut", seguida pelo ano "2024". A composição geral é vibrante e expressiva, com o movimento sugerido pelas linhas onduladas do fundo que parecem imitar a água.
As peças que estarão na exposição representam a tradição da xilogravura

O conjunto de trabalhos abrange xilogravuras, gravuras em metal (ponta seca), linoleogravuras, matrizes perdidas coloridas e outros experimentos gráficos. O resultado revela uma pesquisa que dialoga tanto com a fidelidade à tradição quanto com a ousadia da contemporaneidade.

Segundo o artista, o objetivo central é fazer com que o preto no branco, essência da xilogravura, emerja com força e clareza, evidenciando gestos firmes e marcantes. “Mas é também no diálogo com o contemporâneo que abro espaço para o inesperado”, afirma Tony. “As cores sobrepostas, as matrizes perdidas coloridas e os contrastes cromáticos criam novas texturas e atmosferas poéticas, reinventando a gravura sem apagar sua origem.”

A diretora do museu, Ana Torrejais, destaca o caráter reflexivo da mostra. “Mais do que um percurso estético, A Impressão do Imaginário é um convite poético à reflexão: como as imagens gravadas em madeira, linóleo ou metal podem iluminar nossas memórias coletivas, manter vivas as raízes culturais e, simultaneamente, abrir caminhos para novos horizontes criativos”, afirma.

SERVIÇO – Abertura da exposição A Impressão do Imaginário, de Tony Azevedo. Data: 19/11/2025 (quarta-feira), a partir das 19h. Gratuito. Informações: (19) 3422-3069 (WhatsApp). Local: Museu Prudente de Moraes (rua Santo Antônio, 641 – Centro).

A imagem é um cartaz de divulgação de uma exposição intitulada "A Impressão do Imaginário", do artista Tony Azevedo. A exposição terá abertura no dia 19 de novembro de 2025, às 19h, e ocorrerá de 19 de novembro de 2025 a 24 de janeiro de 2026, no Museu Prudente de Moraes. A inauguração contará com uma apresentação musical chamada "Cordas, Couro e Arame". O cartaz também exibe logotipos da Prefeitura de Piracicaba, Secretaria de Cultura e do Museu Prudente de Moraes. A arte principal do cartaz é uma xilogravura com um rosto estilizado, em preto e branco.
Exposição A Impressão do Imaginário


Secretarias e Outros órgãos

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