Casos curiosos e inesquecíveis que foram notícia no mundo do futebol. Nessa linha, o filme Boleiros, era uma Vez o Futebol destaca a amizade de um grupo de ex-jogadores que se encontram para relembrar antigas histórias do tempo em que ainda eram profissionais do futebol. O filme será exibido nos dias 05, 12 e 19 de junho, às 14h, no Museu da Imagem e do Som de Piracicaba (Misp), na Estação da Paulista. A iniciativa é da Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur). A entrada é gratuita.
O filme aborda assuntos paralelos concentrando-se nas vidas ligadas ao esporte: o jogador, o técnico, o juiz, o empresário dos atletas, as esposas, os torcedores, entre outros. Sua narrativa tem início com uma história engraçada sobre o pênalti. Na sequência conta a trajetória de Paulinho Majestade, um ex-atleta famoso que na miséria precisou colocar todos os seus troféus e medalhas à venda. Todo o filme conta com grandes atuações e de forma sutil, aborda a violência, a desigualdade social e o talento.
O elenco é formado por atores como Rogério Cardoso, Adriano Stuart, Flávio Migliaccio, Lima Duarte, Otávio Augusto, Cassio Gabus Mendes, Marisa Orth, Denise Fraga, João Acaiabe, Oswaldo Campozana, Antônio Grassi, André Abujamra, Elias Andreato, Cláudio Curi, Paulo Coronato, Bruno Giordano, César Negro, João Motta, Cléber Colombo, Adilson Pancho, Robson Nunes, Eduardo Mancini e André Bicudo.
A direção é de Ugo Giorgetti, diretor e roteirista de cinema. Iniciou sua carreira dirigindo filmes publicitários para a televisão. Em 1973, dirigiu o curta Campos Elísios (1973). Dois anos depois, passou ao média-metragem, dirigindo Prédio Martinele. Seu primeiro longa foi Quebrando a cara (1977), um documentário sobre o pugilista Eder Jofre. Em seguida começou a fazer filmes de ficção. Em 2006 Giorgetti passou a assinar uma coluna semanal sobre futebol nas edições de domingo do jornal O Estado de São Paulo.
SERVIÇO – Exibição do filme: Boleiros, era uma Vez o Futebol. 97 minutos. Classificação livre. Gratuito. Dias 05, 12 e 19/06, às 14h, no Museu da Imagem e do Som de Piracicaba (Misp), na Estação da Paulista. Informações: 3436-0466.