O MISP (Museu da Imagem de Som de Piracicaba) abriu inscrições para a oficina online sobre cinema nordestino, que será ministrada pelo historiador, ator e comunicólogo Rodrigo Capistrano, nos dias 13, 14 e 16 de março. Para efetuar inscrição, gratuita, é preciso acessar esse link: https://www.even3.com.br/historia-do-cinema-nordestino-314703. Este endereço também será a plataforma que deve ser acessada para participar da oficina.
Rodrigo Capistrano vai ministrar a oficina Cinema Nordestino | Foto: Divulgação
A oficina é viabilizada a Piracicaba por meio da parceria do MISP, mantido pela Prefeitura, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), com o MIS (Museu da Imagem de Som) de São Paulo e do programa Pontos MIS.
Os encontros virtuais acontecerão sempre das 19h às 21h, nos três dias, e a classificação etária da atividade é a partir dos 12 anos.
Nas oficinas, Cipriano apresentará e analisará a produção cinematográfica do Nordeste brasileiro, cruzando os principais aspectos históricos que garantiram a composição das diferentes cinematografias da região.
Rodrigo Capistrano é professor do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri (UFCA), doutor em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e mestre em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Ele é formado na Escola de Audiovisual de Fortaleza (Vila das Artes), participou de vários projetos envolvendo Cinema e Educação e desenvolveu trabalhos em audiovisual ocupando variadas funções (direção, pesquisa, roteiro, produção e atuação).
Para Pedro Maurano, diretor do Misp, a primeira oficina em 2023, proveniente da parceria da célula de Piracicaba com o projeto Pontos MIS, é mais uma ótima oportunidade de aprendizado aos profissionais do audiovisual da cidade, além de ser acessível a pessoas que apenas apreciam os bastidores da Sétima Arte.
"Será abordado o aspecto da criação cinematográfica do Brasil e, especificamente do Nordeste. Uma excelente oportunidade para refletir sobre um recorte fundamental do audiovisual nacional", destaca Maurano.