Museu da Esalq recebe paralela do 45º Salão Internacional de Humor
Um recorte da história do México, por meio do humor gráfico, poderá ser visto na exposição Caricatura Mexicana, que foi aberta hoje, 17/08, no Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes Luiz de Queiroz, na Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/Universidade de São Paulo), a partir das 8h. A mostra é uma das paralelas do 45º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, que será aberto no sábado, 25/08, no Engenho Central.

Trabalho do cartunista Hélio Flores, que poderá ser visto na mostra do Museu da Esalq
A paralela é uma coletiva com diversos artistas mexicanos, com curadoria do também mexicano Arturo Kemchs. “O desenho de humor mexicano tem caminhado ao lado da história do México e seus vários movimentos revolucionários armados. Foi e é uma parte importante na mudança social, sem qualquer dúvida e, possivelmente, ao contrário de outros países, o jornalismo no México tem sido o porta-voz do povo. Por meio deles são transmitidas queixas, injustiças, reclamações e até mesmo propostas políticas em todos os eventos sociais, onde o desenho de humor sempre serviu como um grito social”, resume o curador sobre a mostra. Kemchs participou do júri de premiação em 2017. Nascido na Cidade do México, em 1958, é ex-presidente da Sociedade Mexicana de Cartunistas. Tem mais de 15 prêmios internacionais e já trabalhou em jornais como Ovations, One Plus One, El Heraldo de México e El Universal, bem como jornais internacionais, como The Washington Post, Vancouver Sun, Jornal do Comércio e Chicago Tribune. Alguns de seus livros publicados são The Sense, Sexo, Sempre Sexo, Caixas Reciclados e Batinas de Satanás, entre outros.

O cartunista Dzib também é um dos convidaddos da mostra Caricatura Mexicana
SERVIÇO – Caricatura Mexicana. Exposição paralela do 45º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. No Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes Luiz de Queiroz, na ESALQ/USP, avenida Páduas Dias, 11. Aberta hoje, sexta-feira, 17/08, às 8h. Visitação de segunda a sexta das 8h às 11h30 e das 13h às 17h. Entrada gratuita. Informações: (19) 3429-4305. E-mail: museulq@usp.br
