O Museu da Água, localizado às margens do rio Piracicaba divulga o número aproximado de visitantes em junho de 2017, cerca de 3 mil, destes, 450 são crianças de escolas dos municípios vizinhos, como Paulínia e Hortolândia.
O Museu tem entrada gratuita, e é onde funcionou a 1ª Estação de Captação e Bombeamento de Água da cidade. São 12 mil metros quadrados ao lado do salto do Rio Piracicaba, a construção é de 1887 e o local é rico em detalhes arquitetônicos como arcos, pisos e paredes de pedras, aquedutos centenários e antigas tubulações de ferro. Também se encontram três aquários com várias espécies de peixes do Rio Piracicaba.
Havia no local dois casarões, sendo um deles demolido na metade do século XX para dar lugar à avenida Beira Rio. Os visitantes podem ver dois conjuntos de turbina e bomba que no início do século passado, foram responsáveis pelo bombeamento de água do Rio Piracicaba até a região central da cidade.
Do Mirante do Museu, é possível visualizar o canal de água que produz a cascata. Deste local se tem uma visão ampla do Salto do Rio Piracicaba, do Parque do Mirante e parte do Engenho Central.
O local conta com lavatórios com caixas transparentes com medidos do volume de água, a fim de incentivar o consumo consciente, enquanto lava as mãos, o visitante pode observar quanto está gastando. O mesmo sistema também é utilizado nos vasos sanitários.
Serviço: Av. Beira "Rio Joaquim Miguel Dutra", 448 – Centro CEP 13400-820 – Piracicaba-SP – Brasil Fone (19) 3432-8063 E-mail: museu.agua@semaepiracicaba.sp.gov.br