Antes, um muro branco e sem graça. Agora, uma galeria a céu aberto. Essa transformação pela qual passou o muro do Zoológico Municipal foi a primeira ação do projeto Voluntários na Arte, realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Ação Cultural. Os artistas Amauri Ribeiro e Tarciso Lorena foram responsáveis pelas pinturas, que têm como temática principal a natureza. O espaço foi cedido e previamente preparado pela Secretaria de Defesa do Meio Ambiente, que também se encarregou da iluminação especial.

“Nos espelhamos em projetos que deram certo, como as pinturas do muro do Cemitério da Saudade, projeto Colorindo a Saudade, uma verdadeira galeria de arte a céu aberto, e do Semae. É um belo trabalho em conjunto: empresas doam os materiais, o Poder Público o espaço e o artista pode mostrar toda sua criatividade em um local onde ele terá grande visibilidade”, disse Rosângela Camolese, secretária da Ação Cultural.

De acordo com Rogério Vidal, secretário de Defesa do Meio Ambiente, os frequentadores do Zoológico Municipal aprovaram a arte. “O Zoo, que já é um lugar de diversão, de entretenimento e de conhecimento, ficou ainda mais agradável com as pinturas, que trouxeram vida e colorido ao local”, afirma.

Tanto os frequentadores do Zoo quanto aqueles que passam em frente ao local param para admirar as pinturas de Ribeiro e Lorena. Partindo da temática Interação e Natureza, os artistas evidenciaram o realismo, com pássaros, árvores, mata e cachoeiras, além do convívio entre crianças e adultos.

Ribeiro conta que a Semac e a Sedema deixaram os artistas livres para criar os desenhos. “Nossa ideia foi compor algo que remetesse ao ambiente familiar e à convivência com a natureza. Mas tomamos o cuidado de não misturar pessoas e animais de grande porte para o trabalho não ficar muito surreal .

Acatamos a ideia central e fomos desenvolvendo naturalmente. Cada um de nós dava uma ideia para compor o trabalho, já que conhecemos bem a linguagem um do outro”, explicou Ribeiro.

Os artistas interessados em ocupar espaços públicos com sua arte – artes plásticas, grafite, escultura – podem entrar em contato com a Semac, pelo telefone (19) 3403-2600. A equipe da secretaria fará uma análise para verificar a possibilidade de intervenção no local sugerido.

OS ARTISTAS

Tarciso de Barros Lorena, ou TB Lorena, como é conhecido no meio artístico, já participou de diversos salões de belas artes. Ele também assina obra do muro do Cemitério da saudade e do Semae. Cria, desde 1994, painéis cenográficos para espetáculos de balé e teatro. Em parceria com Amauri Ribeiro realizou obras de grande expressão no Zoológico e no Aquário de São Paulo. Seu nome está registrado no Anuário dos Artistas Plásticos de Piracicaba.

Amauri Ribeiro é natural de Irecê, Bahia, formado em artes, professor de desenho e ilustrador. Desde 2003 atua na produção de cenários, ilustrações e pinturas artísticas para companhias de dança, murais e recinto animais. É também ilustrador de livros infantis e didático/pedagógicos. Ribeiro também participou do projeto Colorindo a Saudade.