Considerado um dos pontos mais atrativos da cidade, principalmente pelo seu valor histórico, o muro da sapucaia, localizado na Rua Moares Barros, no bairro Alto, foi recuperado há um ano pela Prefeitura, através da secretaria de Obras. No local estavam expostos alguns painéis pintados por artistas piracicabanos.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Obras, em abril do ano passado, foram executadas obras no Estádio Barão de Serra Negra para fazer a pintura de parte da fachada da Rua Silva Jardim, consertar o muro e restabelecer a arquibancada atrás da Rua Moraes Barros, que estava interditado há mais de dois anos. Todo trabalho levou 4 meses e foi executado pela Conplan Construções e Planejamento Ltda.

A Semob precisou restaurar as trincas e sanar os danos estruturais, inclusive recuperando 45 metros quadrados do muro próximo à Sapucaia que é tombada pelo Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural). O espaço recebeu reboco e pintura nova.

Após a conclusão desta etapa, numa iniciativa da Secretaria Municipal de Ação Cultural, o muro da praça da Sapucaia, ganhou um colorido especial, chamando a atenção daqueles que passam por aquela região. Artistas piracicabanos, num gesto de amor a cidade e principalmente a tradição e história, utilizaram os pincéis para deixar eternizado suas obras de arte naquele espaço.

O traballho dos artistas levou dois meses (agosto/setembro), para ser concluído. Cada artista usou sua criatividade, abordando temas ligados às paisagens naturais e pontos turísticos, como a Rua do Porto, o Salto, Casa do Povoador, Festa do Divino e o Rio Piracicaba. Eduardo Grosso, Gilmar Godoy, Laércio Moretti, Eduardo Borges de Araújo, Marcelo Borges de Araújo e Alzira Ballistero, são os artistas responsáveis por aquela obra de arte. Para a composição das obras os artistas receberam um kit com pincéis e latas de tintas.

Eduardo Grosso que atualmente é Diretor do Centro Nacional do Humor Gráfico de Piracicaba, organismo pertencente a Secretaria de Cultura do Município de Piracicaba – responsável pela organização do Salão de Piracicaba e políticas culturais relacionadas às linguagens do humor gráfico, em homenagem ao Salão de Humor, fez um cartum no muro da Sapucaia. Afirma que, o fato de levar sua pintura para a rua, dá uma visibilidade ao trabalho do artista, podendo ser visto por milhares de pessoas.

Grosso ressalta que a cidade fica mais bonita com a recuperação de espaços que estavam deteriorados. Enfatizou que este tipo de trabalho é importante para maior divulgação da cultural do município e contribui para elevar a autoestima da população. Destacou que pela própria localização, da via de grande fluxo de veículos e de pessoas, os painéis deverão ser bastante apreciados pela população em geral.

A árvore da Sapucaia tem uma bela história. Segundo se conta, ela foi plantada pelo senhor Antônio Caprânico, que, ao ouvir no rádio a notícia do fim da primeira guerra mundial, plantou a árvore para que se tornasse um símbolo da paz. Ela foi plantada junto ao Bosque do Barão de Serra Negra, que posteriormente foi destruído para construção do conjunto poliesportivo, que abriga o estádio Barão de Serra Negra, a piscina Municipal Samuel Castro Neves, o ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas e os miniginásios Garcia Netto. Atualmente, a árvore dá nome além da praça, ao bloco de Carnaval e Associação.