Mural está em processo de finalização e homenageia Piracicaba, retratando o passado e o presente da cidade (Carolina de Camargo)
Com apoio da Prefeitura Municipal de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac), o projeto no Trilho da Arte da trilha graffiti da Associação Comunitária, Cultural, Educacional e Política Casa do Hip Hop, selecionado para integrar o edital Arte Urbana do Programa #JuntosPelaCultura2022, promovido pelo Governo do Estado, está em processo de finalização. O mural está sendo feito no antigo pontilhão, localizado na rua da Glória, esquina com a avenida Doutor Paulo de Moraes, na Paulista.
Muro e pontilhão estão recebendo as interveções do grupo da Casa do Hip Hop (Pedro Bürgi)
O projeto foi selecionado por meio de uma comissão interna, entre três propostas de artistas da cidade, e tem como objetivo homenagear Piracicaba por meio de um mural, composto por desenhos de monumentos históricos e turísticos, com referências à cidade, descrevendo sua história e cultura.
Ao todo, foram selecionados 102 municípios do Estado de São Paulo interessados em participar do Arte Urbana SP, com 16 chamadas públicas, sendo nove para Prefeituras, seis para artistas e uma para organizações da sociedade civil e coletivos culturais.
Piracicaba foi uma das 102 cidades escolhidas do Estado de São Paulo (Carolina de Camargo)
O objetivo do mural é homenagear Piracicaba, retratando o passado e o presente da cidade, aproveitando o centenário da Estação da Paulista. Está sendo desenvolvido pelos artistas Antonio Santos da Silva, Thiago Montanhere, Adilson Benedito de Morais, Almir Cordeiro e Pedro Fazano Bürgi. A expectativa do grupo é de, a partir do edital, ganhar mais oportunidades e valorização da arte do graffiti.
O programa Juntos Pela Cultura visa estreitar parcerias, fortalecendo a produção cultural independente, e ampliando o acesso da população à arte.
Projeto no Trilho da Arte da trilha graffiti, da Casa do Hip Hop, foi o projeto piracicabano selecionado para integrar o edital Arte Urbana (Carolina de Camargo)
Foi destinado o valor de R$ 25 mil para cada projeto selecionado. A contrapartida da Prefeitura de Piracicaba foi fornecer parte do material e equipamentos de segurança, além de viabilizar todo o apoio necessário para o desenvolvimento do projeto. Além da Semac, as secretarias de Obras (Semob), de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), de Trânsito e Transporte (Semuttran) e da Agricultura (Sema), também apoiam o projeto.
O Arte Urbana SP é um programa de apoio à realização de murais, instalações e intervenções de arte urbana e composição de galerias a céu aberto, utilizando temas e técnicas gráficas da arte de rua, executado por artistas de relevância no cenário cultural local e regional. Consiste em um conjunto de ações regionalizadas de difusão cultural, com foco na expressão visual da cultura de rua, dialogando com as identidades dos municípios do estado de São Paulo.
A expectativa do grupo de artistas é ganhar mais oportunidades e valorização da arte do graffiti (Pedro Bürgi)