Os cemitérios públicos da Saudade, Vila Rezende e Ibitiruna e o privado da Ressurreição de Piracicaba ficarão fechados até o próximo domingo, 09/05, Dia das Mães. A medida visa evitar a aglomeração de pessoas e é amparada pelo decreto nº 18.696, que prorrogou até 09/05 as restrições para o combate à pandemia do coronavírus, seguindo o Plano São Paulo, do Governo do Estado.

De acordo com a Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), responsável pela gestão dos cemitérios municipais, a data do Dia das Mães é a segunda mais movimentada do ano – a primeira é Finados – e atraía, antes da pandemia, cerca de 30 mil pessoas.

Neste momento, os cemitérios funcionam apenas sepultamentos, exumações e velórios. A reabertura depende do avanço de fase da região de Piracicaba no Plano São Paulo, que é determinado pelo Governo do Estado de São Paulo.

A necessidade de manter fechados os cemitérios é reforçada pelo médico e coordenador do Departamento de Atenção Básica do município, Luís Fernando Nunes Barbosa, que atua no atendimento a pacientes com Covid-19.

"O Departamento de Atenção Básica reconhece a necessidade que as pessoas têm de ir ao cemitério em datas especiais e prestar uma homenagem aos entes falecidos, no entanto, o momento não nos favorece já que ainda temos um grande número de casos da Covid-19 na cidade. Apesar de todos os esforços, a ocupação de leitos de UTI ainda nos coloca em alerta, bem como a transmissibilidade do coronavírus também nos preocupa. Não podemos baixar a guarda e devemos evitar grandes aglomerações", reforça Barbosa.

Fachada da Vila Rezende