Cerca de 200 pessoas participaram nesta quinta-feira (30), do lançamento da Campanha de Vacinação Contra a Gripe em Idosos, no Anfiteatro do Centro Cívico. O evento reuniu o prefeito Barjas Negri, o secretário de Saúde, Fernando Cárdenas, representantes da terceira idade, de entidades sociais, secretários municipais e servidores municipais da saúde e do Conselho Municipal de Saúde.

Durante o lançamento, foi apresentado um breve show de cururu pelo repentista Abel Bueno, o material publicitário da Campanha, além de homenagens aos idosos, que ilustram o cartaz de divulgação, entre eles: Zezinho da Farmácia, Dona Nenê(representante Sr. Canto e esposa – Pastoral da Criança), Abel Bueno, Clemência Pizzigatti e Olacir Amaro.

Para Cárdenas, o lançamento da campanha é o momento de solicitar o auxílio de todos na divulgação da vacina. “Convocamos cada representante aqui presente a ser um multiplicador de informações sobre a vacina contra a gripe e da importância de tomá-la”, disse.

Este ano, a Campanha acontecerá no período de 24 de abril a 05 de maio, na área urbana e no dia 22 de abril, em toda zona rural. A vacinação será oferecida em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Programas de Saúde da Família (PSF), no horário de atendimento de cada unidade; na Praça José Bonifácio, das 7h às 17h; nos cinco terminais de ônibus, das 6h às 12h; no Centro de Especialidades Médicas, das 7h às 17h e nos postos volantes em várias regiões da cidade, das 7h às 12h.

O prefeito Barjas Negri disse que, este ano, a responsabilidade ainda é maior, pois a meta é superar o índice do ano passado, quando 25.128 pessoas – 72% – com mais de 60 anos receberam a vacina.

Barjas lembrou que depois de vários anos sem cumprir a meta do Ministério da Saúde, que é de vacinar 70% da população idosa, o ano de 2005 ficou marcado pelo empenho de todos os colaboradores, o que possibilitou ao município ultrapassar a meta preconizada.

A exemplo do ano anterior, que a Prefeitura apostou na proposta de parceria com a sociedade para obter maior conscientização do público alvo, a campanha 2006 já tem formalizado o apoio de empresas e entidades como de General Chains do Brasil, Belgo Arcelor, Wahler, Votorantim Celulose e Papel, Ferchimika, Santa Casa Saúde, Amhpla, Hospital dos Fornecedores de Cana, Unimed Saúde Preventiva, Enfermap, Esaup, Carrefour, Supermercado Beira Rio, BIG, Enxuto e Visart.

A vacina contra a gripe diminui em 90% dos casos o risco de contrair a doença. Ela precisa ser tomada todos os anos no outono. Estimativas do Ministério da Saúde demonstram que desde o início das campanhas, há sete anos, houve uma redução de aproximadamente 51 mil internações decorrentes das complicações da gripe.