O Parque Tecnológico de Piracicaba foi criado pela Lei Complementar nº 223/2008, e está instalado em uma área de 688.276,64 m2 – Rod. SP 147 Piracicaba-Limeira – Bairro Santa Rosa. Atualmente está em andamento a construção a FATEC (Faculdade de Tecnologia de São Paulo) e licitado o CEFET (Centro Federal de Educação Tecnológica). Com isso, o Governo do Estado também disponibilizou a Prefeitura Municipal de Piracicaba, recursos para a construção do Núcleo do Parque composto de Auditório, salas para reuniões, salas administrativas, espaço para 24 empresas incubadas e 3 laboratórios de pesquisa e análise. A área do Parque será formada por instituições públicas e privada. Para ocupar a área pertencente ao Município serão convidados Universidades e Centros de Pesquisas como ESALQ, CTC, IPT, etc., e, na área privada serão convidadas empresas particulares, centros ou unidades de interface de desenvolvimento de pesquisa e produtos. Para motivar os possíveis investidores na instalação de unidades no Parque Tecnológico, além dos laboratórios e escolas instaladas, foram definidos pelo Governo Municipal e Estadual incentivo fiscal de forma a reduzir o custo dos investimentos necessários. Incentivos do Município de Piracicaba – Isenção de ISS na Construção Civil; – Isenção do ITBI na aquisição de imóveis na área; e – Isenção do IPTU, em função do projeto a ser aprovado pelo COMEDIC. – Redução do ISS na prestação de serviços para empresas de tecnologia Incentivos do Estado de São Paulo – Utilização de Crédito Acumulado do ICMS para aquisição de máquinas e equipamentos a serem instalados no Parque Tecnológico; – Utilização de Crédito Acumulado do ICMS para pagamento de serviços tributados pelo ICMS tais como energia elétrica; e – Desoneração do ICMS na aquisição de Máquinas e Equipamentos produzidos no Estado de São Paulo ou Importados para instalação no Parque Tecnológico Outras informações: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (19.3403.1163) e Secretaria Municipal de Governo (19.3403.1056).