A SynTech, multinacional francesa de serviços de pesquisa e desenvolvimento de produtos para a agricultura, iniciou a transferência da sede do seu laboratório da cidade de São Paulo (SP) para Piracicaba, que deve ser concluída em maio. A mudança tem sido acompanhada pelos secretários de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), José Luiz Guidotti Júnior, e pela secretária de Agricultura e Abastecimento (Sema), Nancy Thame, que integram as pastas diretamente envolvidas na recepção da empresa no município.
O novo laboratório está localizado no bairro Uninorte Ipezinho A empresa, que mantém uma estação de pesquisa em Piracicaba desde 2009, decidiu fazer a mudança do laboratório como uma estratégia para aproveitar a expertise do polo de inovação piracicabano, a disponibilidade de recursos humanos de alta qualidade na região, além de unificar as operações laboratoriais. O investimento que a empresa fez no Brasil desde 2016, que culminou com essa mudança, é da ordem de R$ 25 milhões. O início das atividades no novo espaço, localizado no bairro Uninorte Ipezinho, está previsto para maio de 2023.
Diretores da SynTech informaram que esperam dobrar em Piracicaba a capacidade atual de análises em resíduos em plantas, solos, pólen, néctar, processados e em todas as culturas de impacto econômico. No Brasil, a empresa possui 530 colaboradores, sendo que o laboratório em Piracicaba contará com 50 profissionais entre funções técnicas de campo e laboratório, além das áreas regulatórias, administrativa e de gestão. Guidotti celebrou a transferência da multinacional, lembrando que a Administração ofereceu todo o amparo técnico e jurídico que garantisse essa expansão no município. “Isso confirma o potencial de atratividade que Piracicaba desfruta atualmente com investimentos realizados desde 2021 da ordem de R$ 5 bilhões, que devem gerar aproximadamente 7 mil novos empregos em Piracicaba”, destacou Guidotti. Nancy Thame lembrou que Piracicaba, historicamente, tem abrigado instituições que são referência na agricultura. “Recebemos com alegria a vinda da SynTech, que passa a fazer parte do polo de inovação piracicabano, unificando o trabalho de laboratório e campo para que novos insumos sejam seguros e eficientes”, pontuou a secretária.