Na terceira aula do Curso Livre em Africanidades, a Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto recebe amanhã, 17/06, às 15h, a mestre em Letras e Doutora em Estudos Literários, Lorena Faria. Ela apresentará o painel Mulherismo Africana: A Coletividade Pelo Bem-Viver da Comunidade Negra. A atividade é gratuita e acontece no anfiteatro da Biblioteca, que é um equipamento mantido pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural).
Lorena Faria, a palestrante, é graduada em Letras (francês), mestre em Letras e Doutora em Estudos Literários
Como adianta Lorena, o Mulherismo Africana é um conceito político pautado na perspectiva da afrocentricidade e tem sua inspiração na organização social das mulheres do continente africano antes da colonização europeia.
A palestra vai discutir como a proposta de ação mulherista se configura numa ferramenta de luta para a emancipação da comunidade negra e situá-la em relação a outras frentes, como o feminismo.
Lorena Faria, a palestrante, é graduada em Letras (francês), mestre em Letras e Doutora em Estudos Literários pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). É também docente no Instituto Federal de São Paulo (IFSP-Capivari), produtora cultural e batuqueira da Kaiumba Paulista, tendo desenvolvido sua pesquisa de doutorado sobre a poética da mestra Anicide Toledo na perspectiva do Mulherismo Africana.
SERVIÇO – 3º Encontro do Curso Livre em Africanidades, com Lorena Faria. Amanhã, 17/06, às 15h, no Anfiteatro da Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto. Entrada gratuita. Na rua do Vergueiro, 145. Informações: (19) 3433-3674 (Whatsapp).