A Prefeitura está, literalmente, nas mãos das mulheres. Dos 7.093 servidores municipais que fazem a cidade funcionar diariamente, 5.233, ou 74%, são mulheres, que têm seu Dia Internacional comemorado hoje, 8 de março. Elas estão em todos os setores, mas dominam uma área, a da Educação. Nessa secretaria atuam nada menos que 3.381 mulheres, em cargos diversos, como os de auxiliar de ação educativa, professora, coordenadora e diretora.

As mulheres, segundo dados da Secretaria Municipal de Administração, ocupam hoje 255 cargos de chefia no serviço público, quase 72% do total. A maior parte deles está, também na área da Educação, com o investimento da Administração na criação de novas escolas para atender a demanda do município. Nos oito primeiros anos do governo Barjas Negri, entre 2005 e 2012, foram construídas 39 escolas de Ensino Infantil e mais 28 no Fundamental.

“O papel da mulher na Administração pública é de fundamental importância. Sua participação nas decisões diárias para o bom funcionamento da cidade é cada vez maior. E isso se dá não só pela sua sensibilidade, pela visão diferenciada, sempre pensando primeiro no bem-estar das pessoas, mas também pela sua força e capacidade de liderança”, observa Barjas Negri.

“É um prazer dividir o nosso trabalho com tantas profissionais que atuam na Secretaria Municipal de Educação. Cada uma dessas mulheres que se dedicam à educação das crianças da nossa cidade têm papel extremamente importante no desenvolvimento e na qualidade da rede municipal de Ensino de Piracicaba. Essa data é importante para lembrarmos o papel fundamental que a mulher merece ocupar na sociedade. Sempre com muita competência, carinho e dedicação”, disse a secretária de Educação, Angela Jorge Corrêa.

Mas, além da Educação, Saúde, Assistência Social e área Administrativa, nos últimos anos as mulheres ganharam espaço no desempenho de funções nas quais, há alguns anos, não pensavam em estar, como na de agente de trânsito e guarda civil. A última tem no comando a primeira mulher em sua história, a comandante Lucineide Aparecida Maciel Corrêa. Outras mulheres fazem parte do secretariado, ainda: Rosângela Camolese, à frente da Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur), Eliete Nunes, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Municipal (Semdes) e Maria de Lourdes Valentini, do Centro de Comunicação Social, além de Sandra Negri, presidente do Fundo Social de Solidariedade (Fussp).

DEDICAÇÃO – Ela já acompanhou 13 Administrações de nove prefeitos diferentes. São mais de 40 anos dedicados ao serviço público. A procuradora Silvani Lopes de Campos foi a escolhida para representar todas as servidoras do município neste dia. Doutora Silvani, como é conhecida, começou a trabalhar no serviço público em 1974, há 43 anos, na Biblioteca Municipal. Formou-se em direito, em 1977, e começou a atuar na Assessoria Jurídica – hoje equivalente a Procuradoria Geral – como assessora jurídica.

Silvani Lopes de Campos, assessora jurídica da Emdhap, ao centro, atua há 43 anos na Prefeitura

Apesar de o direito ser, na década de 1970, uma área dominada pelos homens, Silvani nunca se sentiu intimidada. “Nunca tive problemas, foi um convívio natural, mesmo a Procuradoria sendo formada, na maioria, por homens. Mas sei que para muitas mulheres esse é um grande desafio”, disse.

No primeiro mandato de José Machado (1989-1992), Silvani foi nomeada procuradora-geral do município e depois atuou como chefe da Procuradoria Jurídica Administrativa. Desde a primeira gestão do prefeito Barjas Negri, exerce o cargo de assessora jurídica da Emdhap (Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional de Piracicaba).

“A área do direito é maravilhosa. No serviço público, abre um horizonte amplo porque cuidamos dos problemas diversos, temos de entender muito de administração pública, de direito constitucional, dos problemas que envolvem saúde, educação, assistência social, transporte. Como servidora, a grande lição e motivação é estar constantemente em contato com a população. Cada segmento tem uma característica e o servidor tem de estar preparado para atender todos. Essa troca me deixa feliz e me enriquece”, garante.