Foi tranquila a procura feminina por exames de mamografia e papanicolau durante o mutirão Sábado da Mulher, realizado ontem nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Programas de Saúde da Família (PSF), no Centro Especializado em Saúde da Mulher (Cesm), no Centro de Tomografia (Cetam) e no Hospital dos Fornecedores de Cana (HFC). A proposta era atender cerca de 1.000 mulheres, despertando o interesse em cuidar melhor da saúde. A Secretaria Municipal de Saúde fará amanhã o levantamento da quantidade de atendimentos realizados. De acordo com o coordenador do Programa de Saúde da Mulher de Piracicaba, Ronaldo Moschini, o câncer de colo de útero mata cerca de 7 mil mulheres por ano no Brasil e há aproximadamente dois milhões de mulheres em tratamento dessa doença no mundo. A rede municipal realiza 20 mil exames papanicolau por ano, um número ainda baixo, por conta da procura.MAMOGRAFIA. A dona de casa Marlene Alves da Silva, 66, procurou o atendimento do HFC na manhã de ontem para fazer o exame de mamografia que já havia agendado. Por conta dos agendamentos, o movimento nos locais de atendimento estava calmo. “Todos os anos eu faço, porque é muito importante para evitar problemas”, contou Marlene, que não tem histórico de câncer de mama na família, o que a deixa mais aliviada. “Mesmo assim, a gente não pode se esquecer de cuidar”, ressaltou. O exame dura apenas 15 minutos. Embora o interesse seja raro e o índice de ocorrência bem menor do que em mulheres, há também homens que participam do exame. A supervisora administrativa do hospital, Mariangela Sarto Pizzinatto, disse que 50 exames foram realizados no HFC durante o mutirão. Como forma de incentivo, as funcionárias do local usaram uniformes de identificação da campanha.