Portal do Município de Piracicaba

Mudanças de gestão eliminam falta de enxovais na UPA Piracicamirim

Problema observado principalmente em fins de semana e feriados deixou de ocorrer após implementação de sistemas de gestão e controle

Por CCS / Publicado em 20/08/2025
Tempo de leitura: 3 minutos.

Maior Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da rede municipal de Saúde, a UPA Piracicamirim já chegou a registrar 600 atendimentos em apenas 24 horas. Para dar conta desse volume, mudanças de gestão implementadas neste ano garantiram o fim da falta de enxovais – lençóis, fronhas e toalhas –, problema que se repetia principalmente em fins de semana e feriados.

A mulher, com pele morena e cabelos presos para trás, usa uma camiseta branca com mangas compridas pretas por baixo. Ela segura uma pilha de toalhas brancas e uma camiseta branca com a palavra "eapge" escrita em letras pretas. Atrás dela, há prateleiras cheias de roupas brancas dobradas, incluindo o que parecem ser toalhas e camisetas. Uma prateleira mais baixa tem um par de jeans escuros e um pequeno objeto com o que parece ser um pinguim. A parede atrás dela é azul e branca.
Cintia Cesário, encarregada pela higienização, mostra enxovais

“Implantamos um sistema de gestão e controle. Hoje não há mais falta de enxovais, como ocorria nos períodos de maior movimento”, explica a gerente de Planejamento Estratégico do Serviço de Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde, Priscila Freitas.

Além da nova rotina de controle, a Prefeitura adquiriu 1.400 peças de enxoval. “O fluxo de uso é grande, mas organizamos o envio para a lavanderia e o abastecimento de todos os setores. Assim conseguimos manter os leitos sempre prontos para atender”, completa Priscila. Atualmente, apenas casos muito específicos utilizam cobertura de papel descartável; a maioria dos atendimentos é feita com lençóis, fronhas e toalhas.

A imagem mostra um quarto de hospital com duas camas de hospital brancas e totalmente equipadas. As camas estão posicionadas lado a lado, com cortinas azuis separando-as e criando privacidade para cada paciente. Cada cama é de metal branco e possui grades laterais que podem ser levantadas para evitar que os pacientes caiam. O colchão de cada cama está coberto com um lençol branco, e ambos os lençóis parecem ter o logotipo de uma instituição ("UPA") impresso.
Leitos na UPA do Piracicamirim com lençóis

A UPA Piracicamirim conta hoje com leitos de observação infantil e adulto, emergência e isolamento, além de um anexo que funciona como Unidade de Internação 24 horas, com 24 vagas destinadas não apenas a pacientes da própria unidade, mas também das UPAs Vila Rezende, Vila Sônia e Vila Cristina. Em todos os leitos, os enxovais são substituídos a cada troca de paciente ou sempre que houver necessidade. Para internações mais prolongadas, a troca é realizada diariamente, após o banho dos pacientes.

“A mudança ocorreu não apenas na Unidade Piracicamirim, mas em todas as UPAs”, destaca a gerente do Serviço de Urgência e Emergência, Luzia Braga.
Higiene e conforto – O uso de lençóis limpos é considerado essencial para a segurança e o bem-estar dos pacientes. Além de criar uma barreira protetora contra infecções, o enxoval adequado garante conforto e ajuda a promover um ambiente mais acolhedor, beneficiando tanto quem recebe o atendimento quanto o trabalho da equipe de saúde.

A imagem mostra um quarto de hospital com duas camas de hospital brancas e totalmente equipadas. As camas estão posicionadas lado a lado, com cortinas azuis separando-as e criando privacidade para cada paciente. Cada cama é de metal branco e possui grades laterais que podem ser levantadas para evitar que os pacientes caiam. O colchão de cada cama está coberto com um lençol branco, e ambos os lençóis parecem ter o logotipo de uma instituição ("UPA") impresso.
Com gestão e maior controle, há enxoval suficiente para atender todos os leitos


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.