Atividade do Ciclo de Eventos terá foco na elaboração de políticas públicas diante da urgência das mudanças climáticas

Com duas atividades na Casa do Hip Hop, o 3º Ciclo de Eventos sobre Mudanças Climáticas se encerra amanhã, 29/06. Na parte da manhã, das 9h às 12h, acontece a roda de conversa Alimentos Saudáveis e Mudanças Climáticas: Uma Partilha de Experiências, e das 14h às 17h, acontece o encontro Piracicaba pelo Clima.

A roda de conversa vai promover uma discussão sobre os desafios locais e possíveis alternativas que possam contribuir com a segurança alimentar em Piracicaba. Participam da ação: Savana Fernandes, coordenadora de segurança alimentar da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads); Ubirajara Sabino, coordenador geral da Casa do Hip Hop; Wagner Ramalho, idealizador e coordenador do Prato Verde Sustentável, Felipe de Almeida, agricultor agroecológico – Sítio Guaíra – CSA Piracicaba; e Gabriel Quintana, analista de clima e emissões do Imaflora.

Já o encontro de encerramento pretende oportunizar o envolvimento da população com questões relacionadas às mudanças do clima na cidade, tendo como foco a elaboração de políticas públicas e a mobilização popular diante da urgência do assunto. Serão destacados os principais encaminhamentos das atividades anteriores do Ciclo de Eventos sobre Mudanças Climáticas, por meio de um método inovador e participativo, que visa chegar aos principais pontos produzidos durante os encontros, que podem ser priorizados e encaminhados no âmbito da Comclima. Com Karine Faleiros, coordenadora de educação e políticas públicas do projeto Corredor Caipira, e Kelly Monaco Coletti, assessora do Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental (Gmea).

O 3º Ciclo é uma realização da Comclima (Comissão Municipal de Mudanças Climáticas de Piracicaba), com apoio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), do Gmea, do Sesc Piracicaba e do Engajamundo.

A agenda do Ciclo de Eventos integra a programação das Semanas Integradas de Meio Ambiente (Simapira). Os principais temas estão relacionados à água, áreas verdes e arborização urbana, mobilidade sustentável, alimentação, incidência em políticas públicas e as convergências com a questão das mudanças climáticas. Os diálogos privilegiam o contexto de Piracicaba com o propósito de fomentar reflexões e possíveis ações no território.

SERVIÇO – 3º Ciclo de Eventos sobre Mudanças Climáticas de Piracicaba. Amanhã, 29/06, das 9h às 17h, na Casa do Hip Hop (rua Jaçanã Altair Pereira Guerrine, 188, Higienópolis). A programação é livre e gratuita.