Estimulando a discussão sobre como as mudanças climáticas impactam a segurança hídrica, a abertura do 3º Ciclo de Eventos sobre Mudanças Climáticas aconteceu ontem, 25/06, no Sesc Piracicaba, com a exibição do documentário Água Que Falta, seguida pelo cinedebate Impactos do Clima em Mudança Sobre as Nossas Águas.
A atividade propôs um bate-papo a partir do documentário e abordou sobre como as mudanças climáticas impactam a segurança hídrica em Piracicaba e nas bacias hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. Os oradores do encontro foram Edson Grandisoli, diretor do Movimento Escolas pelo Clima, e Andrea Borges, gerente técnica do Consórcio PCJ.
“Quando o tema se refere aos desafios socioambientais, todos fazemos parte dessa discussão. Todos somos corresponsáveis por esses desafios e, dessa forma, também somos parte da busca por soluções. Por isso, a participação do público é importante, não somente para ficar mais bem informado sobre diferentes assuntos, mas também para buscar pontos de ação dentro das comunidades”, destacou Grandisoli, explicando ainda que o objetivo do debate foi abordar, de forma ampla, as questões que envolvem as mudanças do clima e a água. “Ambas estão muito relacionadas, e é importante conhecer suas relações com o aumento da intensidade e número de eventos extremos no nosso país e no mundo e, novamente, como podemos colaborar para o enfrentamento das mudanças do clima”, completou.
HOJE – A programação do 3º Ciclo de Eventos sobre Mudanças Climáticas continua hoje, 26/06, às 19h30, no Sesc Piracicaba, com a realização da oficina Mais Verde, Menos Quente. A atividade é gratuita e aberta ao público, mediante retirada de ingresso antecipada.
A atividade será conduzida pelo Engajamundo e, durante o encontro, os participantes serão convidados a praticar o jogo Caminhos para a Solução, para incentivar o pensamento crítico para a resolução de problemas socioambientais, despertando as pessoas para a ação.
O tema central aborda as áreas verdes e a arborização urbana como medidas de adaptação ao clima em mudança. Durante o jogo, os participantes poderão contar com a contribuição de alguns especialistas, a fim de que boas soluções sejam criadas. Participação de Demóstenes Ferreira, professor do curso de engenharia florestal da Esalq/USP; Tainá Sterdi, engenheira florestal e especialista em arborização urbana da Unifesp; e Marcelo Leão, engenheiro agrônomo da Propark, doutor em ciências florestais pela Esalq/Usp.
A programação do Ciclo de eventos segue ainda amanhã, 27/06, às 19h30, com o bate-papo Virando a Esquina: Caminhos para a Mobilidade Sustentável, também no Sesc Piracicaba. O encerramento será no sábado, 29/06, com duas atividades na Casa do Hip Hop. Na parte da manhã, das 9h às 12h, acontece a roda de conversa Alimentos Saudáveis e Mudanças Climáticas: Uma Partilha de Experiências. Das 14h às 17h, será realizado o encontro de encerramento com tema Piracicaba pelo Clima.
O 3º Ciclo é uma realização da Comclima (Comissão Municipal de Mudanças Climáticas de Piracicaba), com apoio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), do Gmea, do Sesc Piracicaba e do Engajamundo.
Os principais temas do ciclo estão relacionados à água, áreas verdes e arborização urbana, mobilidade sustentável, alimentação, incidência em políticas públicas e as convergências com a questão das mudanças climáticas. Os diálogos privilegiam o contexto de Piracicaba com o propósito de fomentar reflexões e possíveis ações no território.
SERVIÇO – 3º Ciclo de Eventos sobre Mudanças Climáticas de Piracicaba, de 25 a 27 de junho, no Sesc Piracicaba (rua Ipiranga, 155, Centro), e dia 29 de junho na Casa do Hip Hop (rua Jaçanã Altair Pereira Guerrine, 188, Higienópolis). A programação é livre e gratuita.