MP/SP – Gaema PCJ Piracicaba realiza audiência pública para debater coleta seletiva
Será realizada, terça-feira, 17/05, a partir das 8h30, no Anfiteatro de Engenharia da Esalq/USP, audiência pública sobre coleta seletiva. O objetivo do encontro é debater os aspectos ambientais, sociais, econômicos, operacionais e educacionais da coleta seletiva e do gerenciamento de resíduos sólidos em Piracicaba; apresentar um retrato do serviço na cidade e as perspectivas de melhoria.
A audiência está sendo organizada pelo Ministério Público, por meio dos Promotores de Justiça do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema) – Núcleo PCJ Piracicaba, Alexandra Facciolli Martins e Ivan Carneiro Castanheiro, em atuação coordenada com a Promotoria do Meio Ambiente de Piracicaba, com apoio da Pusp-LQ e diversas outras entidades.
Para os promotores do Gaema PCJ Piracicaba, a audiência possibilita um diálogo direto entre os órgãos públicos, entidades e a população sobre o tema proposto. “A expectativa é de colher subsídios, informações, sugestões e, sobretudo, estabelecer um ambiente de cooperação para que sejam assumidos compromissos de avanços na coleta seletiva dos materiais recicláveis e no gerenciamento dos resíduos sólidos domiciliares”, explica Alexandra. Segundo ela, “há de se ter clareza sobre a atual situação, os inúmeros desafios e as perspectivas de melhoria da coleta seletiva, triagem e aproveitamento dos materiais recicláveis”, o que dá a dimensão do problema à sociedade e do trabalho que vem sendo desenvolvido em defesa do meio ambiente e da saúde pública.
Além do panorama atual da coleta seletiva em Piracicaba, dentre os diversos assuntos a serem tratados na audiência pública, serão abordadas também a importância do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), as metas, as perspectivas e as propostas de evolução da coleta seletiva e da elevação da quantidade de material reciclável coletado no município de Piracicaba, a atuação das entidades responsáveis pelo gerenciamento dos resíduos sólidos domésticos, a inclusão das cooperativas de materiais recicláveis e dos catadores autônomos no gerenciamento dos resíduos sólidos e a educação ambiental.
Segundo Alexandra, merecerão especial destaque também os mecanismos de informação e de participação na gestão dos resíduos recicláveis, bem como a comunicação com a sociedade.
Os debates são abertos à participação de toda população. A entrada é gratuita e as inscrições para manifestações devem ser realizadas junto à recepção do evento. Também poderão ser encaminhadas manifestações por escrito, até a data da audiência, para o e-mail gaemapiracicaba@mpsp.mp.br.
SERVIÇO – A audiência pública sobre coleta seletiva. Dia 17 de maio, entre às 8h30 e 18h, no Anfiteatro da Engenharia da Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz (Esalq/USP), na avenida Pádua Dias, 11.
