A Organização Não Governamental Movpaz – Movimento Internacional Pela Paz e Não Violência promoveu no último domingo (4), a 1ª Grande Caminhada Pela Paz e Não – Violência, na Av. 31 de março. Acompanhado por trio elétrico, o evento marcou o Dia Municipal da Paz, conforme Lei 5.556/05, aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito Barjas Negri, no ano passado. Em Piracicaba a caminhada pela paz será promovida sempre no 1.º domingo de junho.
Segundo o coordenador municipal do Movpaz, Saulo Cabral dos Santos, a 1ª Caminhada pela Paz em Piracicaba teve como meta a integração das diferenças entre adversários políticos, religiosos e sociedade geral, convocando todas as pessoas para uma consciência de paz.
O vice-prefeito Sérgio Dias Pacheco, que também coordena os trabalhos do MOVPAZ, disse que essa 1ª Caminhada enfoca a visibilidade para a questão da paz em nosso país. “Estamos com mais 21 Movimentos pela Paz em todo o País. Nosso objetivo é unir forças pela paz. Esse ato estimulará os outros municípios a realizarem ações desta natureza”.
No trio elétrico, antes de iniciar a caminhada, o prefeito Barjas Negri disse aos participantes que a cidade só tem a comemorar com esta iniciativa. “Esta é uma manifestação da população piracicabana que mostra-se preocupada com a paz. As famílias saíram às ruas neste ato cívico manifestando a importância, dando exemplo para todo o Estado de São Paulo e para todo Brasil. Temos que agradecer o trabalho das Organizações Não-governamentais numa manifestação pacífica como esta”.
O senador Eduardo Suplicy participou da Caminhada e destacou a união do poder Público para criar a paz no Brasil e construir uma nação justa com liberdade e maior igualdade. Da Caminhada também participaram deputados estaduais e federais e vereadores.
O evento contou com parcerias de Organizações Não-governamentais, apoio da Prefeitura de Piracicaba, participação do grupo Teatro Guarantã com seus atores trajados de pacifistas.