Em mais uma ação do Movimento Maio Amarelo, agentes da SEMUTTRAN (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes) , do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), do PSF (Posto de Saúde da Família) do bairro Monte Líbano II, e da SEMDEC (Secretaria Municipal de Educação), promoveram palestras de educação no trânsito para pais de alunos e professores da Escola Municipal Professora Aglaé de Lourdes Piffer Leme, na última segunda-feira, dia 22.

A idéia partiu do vereador Isac Souza, que durante o evento ofereceu duas hastes indicando a sinalização de parada obrigatória (PARE), na faixa de pedestres em frente à escola. Os participantes receberam alguns materiais educacionais como folders e panfletos emblemáticos ao Movimento.

Para a agente de trânsito Graziella Riza, que foi a primeira a abordar o tema, este trabalho é de extrema importância. “Conscientização sobre a educação, segurança e obediência às regras do trânsito são fundamentais para preservar a vida”, disse ela.

Trabalhamos em três principais itens que interagem diretamente nas questões de segurança viária, “Engenharia, fiscalização e campanhas de conscientização”, mas neste ano estaremos intensificando os trabalhos de educação e conscientização, pois as estatísticas demonstram que mais de 95 dos acidentes de trânsito são causados por imprudência e imperícia. Se todos os motoristas e pedestres melhorarem suas condutas, certamente teremos menos acidentes, disse o secretário Jorge Akira.

O Maio Amarelo foi criado em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária que tem o intuito de chamar a atenção para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. Sua principal missão é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar a sociedade em torno do tema.