Anselmo Figueiredo, nome conhecido das artes cênicas da cidade, ministrará as aulas de teatro na Movimentação Cultural

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac), anunciou a contratação de oficineiro na modalidade Teatro para a continuidade do programa de fomento à cultura Movimentação Cultural. O ator e diretor Anselmo Figueiredo será o responsável pelas oficinas, conforme publicação no Diário Oficial de ontem, 16/10. O Movimentação Cultural tem como objetivo a descentralização e a democratização da cultura, levando aos bairros, além do teatro, aulas de dança, música e cultura popular a todos os interessados e de forma gratuita. O investimento, no período de 12 meses, é de R$ 207,3 mil.

Em sua nova fase, o Movimentação, que antes acontecia somente na Estação da Paulista, será levado até a população com aulas na região Norte, no Centro Cultural Izaíra Barbosa, o Zazá, no bairro Mário Dedini, e no Centro Cultural Hugo Pedro Carradore, no bairro Santa Teresinha. Na região Leste, as aulas serão no Centro Cultural e Social Rafael Baptista Antônio, na Vila África, localizada na Vila Independência.

A contratação da empresa vencedora do Pregão Eletrônico 450/2023, para as modalidades Dança, Música e Cultura Popular, a Amplitude & Amplitude Treinamento LTDA, deve ser publicada ainda nesta semana.

Após a publicação e reunião de alinhamento entre Semac e oficineiros, serão abertas as inscrições para as oficinas, o que deve acontecer em breve.

“O Movimentação Cultural é mais uma ação de incentivo à cultura no município. Vamos levar oficinas de dança, teatro, música e cultura popular para as mais diversas regiões de Piracicaba para que os interessados não tenham de se deslocar até a região central se não quiserem. E tudo isso de forma gratuita”, explica Carlos Beltrame, secretário da Ação Cultural.

O OFICINEIRO – Anselmo Figueiredo é ator, jornalista e produtor cultural. Atuou na Ceta (Companhia Estável de Teatro Amador de Piracicaba) entre 1994 e 1996, além de diversos espetáculos, entre 1998 e 2007, dos grupos de Teatro Cochichonacoxia e Andaime, da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba).

De 2001 a 2009, coordenou oficinas e dirigiu grupos de teatro com jovens na Escola Estadual Sud Mennucci. Coordenou, ainda, oficinas de teatro entre 2002 e 2008, nos programas Cultura nos Bairros, Movimentação Cultural e Programa Case, este último voltado ao atendimento de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social.