Motoristas da Saúde atuam aos fins de semana para garantir hemodiálise de pacientes no fim de ano
Prefeitura de Piracicaba realiza transporte de 204 pacientes que fazem tratamento dentro e fora do município
Enquanto muitas pessoas se organizam para as festas de fim de ano, um grupo de trabalhadores da Secretaria Municipal de Saúde segue em ritmo diferente: motoristas do transporte da saúde vão atuar também aos fins de semana para garantir que pacientes em tratamento de hemodiálise não tenham sua rotina de cuidado interrompida.

A medida foi adotada para assegurar a continuidade do atendimento durante este período, quando clínicas que realizam o procedimento ajustam horários e agendas em razão do recesso e das datas comemorativas. Para os pacientes que dependem da hemodiálise, o tratamento não pode ser adiado.
A hemodiálise é um procedimento essencial para pessoas com insuficiência renal, responsável por filtrar o sangue e remover toxinas e o excesso de líquidos do organismo — uma função que os rins já não conseguem desempenhar adequadamente. Geralmente, o tratamento precisa ser realizado várias vezes por semana, em dias e horários previamente definidos, sendo fundamental para a manutenção da saúde e da qualidade de vida dos pacientes.
Sensível a essa realidade, a Secretaria Municipal de Saúde reorganizou a logística do transporte sanitário para garantir que todos os pacientes cheguem com segurança às clínicas, mesmo fora da rotina habitual de funcionamento. O trabalho dos motoristas, que se dispõem a atuar aos sábados e domingos, representa um cuidado que vai além da agenda administrativa.
São 204 pacientes que fazem hemodiálise atualmente e usam o serviço de transporte oferecido gratuitamente pelo município; 44 deles fazem tratamento em Araras, Campinas, Leme, Rio Claro e Pirassununga. Os 160 pacientes que fazem o tratamento nos hospitais do município – Santa Casa e Fornecedores de Cana são transportados em veículos de passeio, ambulância ou van.
“Sabemos que a hemodiálise não espera. Por isso, nosso compromisso é garantir que nenhum paciente fique sem o tratamento, especialmente em um período tão delicado como o fim de ano”, destaca Donisete Oliveira, coordenador do Serviço Integrado de Transportes da Secretaria de Saúde.
A iniciativa reforça o compromisso do município com um cuidado humanizado, que reconhece as necessidades individuais dos pacientes e valoriza o trabalho dos profissionais que, mesmo em datas especiais, seguem garantindo o direito à saúde.
