Portal do Município de Piracicaba

Motoristas da Saúde atuam aos fins de semana para garantir hemodiálise de pacientes no fim de ano

Prefeitura de Piracicaba realiza transporte de 204 pacientes que fazem tratamento dentro e fora do município

Por CCS / Publicado em 19/12/2025
Tempo de leitura: 3 minutos.

Enquanto muitas pessoas se organizam para as festas de fim de ano, um grupo de trabalhadores da Secretaria Municipal de Saúde segue em ritmo diferente: motoristas do transporte da saúde vão atuar também aos fins de semana para garantir que pacientes em tratamento de hemodiálise não tenham sua rotina de cuidado interrompida.

A imagem mostra um homem de óculos e camisa azul em pé ao lado de uma van branca. A van tem a inscrição "SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PIRA" e o número "32" pintado na lateral. Há também um logotipo com uma cruz vermelha dentro de um círculo amarelo. Ao fundo, outras vans brancas semelhantes estão estacionadas, e árvores verdes e um céu azul podem ser vistos. O homem parece estar em um estacionamento ou pátio, com o asfalto rachado no chão.
O motorista Dalton Gonçalves é um dos que faz transportes de pacientes de hemodiálise

A medida foi adotada para assegurar a continuidade do atendimento durante este período, quando clínicas que realizam o procedimento ajustam horários e agendas em razão do recesso e das datas comemorativas. Para os pacientes que dependem da hemodiálise, o tratamento não pode ser adiado.

A hemodiálise é um procedimento essencial para pessoas com insuficiência renal, responsável por filtrar o sangue e remover toxinas e o excesso de líquidos do organismo — uma função que os rins já não conseguem desempenhar adequadamente. Geralmente, o tratamento precisa ser realizado várias vezes por semana, em dias e horários previamente definidos, sendo fundamental para a manutenção da saúde e da qualidade de vida dos pacientes.

Sensível a essa realidade, a Secretaria Municipal de Saúde reorganizou a logística do transporte sanitário para garantir que todos os pacientes cheguem com segurança às clínicas, mesmo fora da rotina habitual de funcionamento. O trabalho dos motoristas, que se dispõem a atuar aos sábados e domingos, representa um cuidado que vai além da agenda administrativa.

São 204 pacientes que fazem hemodiálise atualmente e usam o serviço de transporte oferecido gratuitamente pelo município; 44 deles fazem tratamento em Araras, Campinas, Leme, Rio Claro e Pirassununga. Os 160 pacientes que fazem o tratamento nos hospitais do município – Santa Casa e Fornecedores de Cana são transportados em veículos de passeio, ambulância ou van.

“Sabemos que a hemodiálise não espera. Por isso, nosso compromisso é garantir que nenhum paciente fique sem o tratamento, especialmente em um período tão delicado como o fim de ano”, destaca Donisete Oliveira, coordenador do Serviço Integrado de Transportes da Secretaria de Saúde.

A iniciativa reforça o compromisso do município com um cuidado humanizado, que reconhece as necessidades individuais dos pacientes e valoriza o trabalho dos profissionais que, mesmo em datas especiais, seguem garantindo o direito à saúde.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.