Inauguração da Piraselos reuniu autoridades e apaixonados por selos

No último sábado, 5/08, na Casa do Povoador, a abertura da exposição Piraselos contou com a presença de mais de 100 pessoas, entre elas o prefeito Luciano Almeida e o secretário da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), Carlos Beltrame. A mostra, com selos, envelopes e carimbos comemorativos de vários acontecimentos e datas alusivas à cidade, é idealizada pelo Clube Filatélico e Numismático de Piracicaba, com apoio da Prefeitura, por meio da Semac. A entrada é gratuita.

Também participaram da abertura da mostra o coordenador da Casa do Povoador, Ésio Pezato, o vice-presidente da Federação Internacional de Filatelia, Reinaldo Macedo, o presidente da Sociedade Paulista de Philatelia, Braz Martins, e o secretário da SPP e Febraf (Federação Brasileira de Filatelia), Ygor Chrispin, recepcionados pelo presidente do Clube Filatélico e Numismático de Piracicaba, Paulo Araripe, e seus diretores Robson Peniche, Alessandro Ricardo Aparício, e Adolpho Queiroz.

Na abertura, o prefeito lembrou que foi colecionador de selos quando adolescente e destacou a realização da exposição dentro da programação dos 256 anos de Piracicaba. “Avaliem a importância da exposição do ponto de vista cultural”, disse.

O secretário Beltrame destacou a retorno do Clube Filatélico da cidade. “Ao recuperar uma parcela da nossa história, através dos selos, o Cube filatélico enriquece sobremaneira mais um aniversário de nossa cidade”.

Já o presidente do clube, Paulo Araripe, falou de itens da exposição. “Temos aqui expostos, envelopes do tempo em que nossa cidade ainda se chamava Constituição, antes de virar Piracicaba. E comemoramos também neste 1º de agosto, os 180 anos da emissão do primeiro selo brasileiro, o Olho de Boi, também noutro distante 1º de agosto do século 19. Estamos oferecendo a todos os piracicabanos uma grande aula de história da cidade por meio dos selos”, disse.

SERVIÇO – Exposição Piraselos. Na Casa do Povoador (avenida Beira Rio, s/n). Visita de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h; aos sábados e domingos, das 13h às 17h, até 30/08. Informações: (19) 3434-8605.

semac; cultura; casa do povoador; piraselos; exposição