50 Anos, 50 Mãos é uma das 10 paralelas da 50 edição

Autor de dois cartazes históricos do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, o primeiro e o da atual 50ª edição, o cartunista Zélio Alves Pinto, o Zélio, esteve na cidade no último sábado, durante a cerimônia de abertura da mostra oficial da edição de meio século e emocionou a todos com suas lembranças sobre como tudo começou, em 1974. O logo que Zélio criou para o Salão de Humor e que estampa os dois citados cartazes é tema da mostra paralela 50 Anos, 50 Mãos, montada na passarela Pênsil, que fica montada no acesso ao Parque do Engenho Central até 29/10.

Paralela do Salão de Humor na passarela Pênsil traz releituras do logo criado por Zelio

O Salão é realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e Cedhu (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa, e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba).

50 Anos, 50 Mãos, realizada pelo Cedhu em parceria com a empresa Neurônio Adicional, traz releituras do famoso logo de Zélio feitas por 49 pessoas, entre desenhistas, cartunistas, designers, pesquisadores e ilustradores, cada um com seu estilo e linguagem própria. Como conta Junior Kadeshi, diretor do Salão, são personagens que fazem parte dos 50 anos do evento. “E tem mais uma releitura, que será a 50ª arte da mostra, mas que será revelada mais adiante”.

ARTISTAS – Os artistas de 50 Anos, 50 Mãos são: Camilo Riani, Laerte, William Hussar, Baptistão, Miguel Paiva, JAL, Fausto Longo, Erasmo Spadotto, Eduardo Grosso, Edra, Aroeira, Rosana Amorim, Synnöve, Paffaro, Carvall, Fernandes, Dalcio, Mello, Rucke, Gilmar, Orlando Pedroso, Nani Mosquera, Reinaldo Figueiredo, Turcios, Luiz Gê, Fred Ozanan, Ronaldo Cunha Dias, Moacir Knorr, Dil Márcio, Cau Gomez, Alcy, Edgar, Fausto Bergocce, Boligán, CárcamO, elenaOspina, Érico San Juan, Cláudia Kfouri, Cristina Sampaio, J. Bosco, Luc Descheemaeker, Lucas Leibholz, Ferreth, Pakdel, Daniel Kondo, Fabiane Langona, Rafael Corrêa e Ma Villa Real, Adão Iturrusgarai e Spacca.

Artistas nacionais e internacionais participam da paralela na passarela Pênsil

MAIS – Além da mostra principal do 50º Salão e das obras da 21ª edição do Salãozinho, instaladas no armazém 14 do Engenho Central, a programação inclui outras dez exposições paralelas em diferentes espaços da cidade. Confira o cronograma completo em salaointernacionaldehumor.com.br/programacao-50o-salao-internacional-de-humor-de-piracicaba-2023.

As artes da mostra paralela da 50ª edição também podem ser vistas no site salaointernacionaldehumor.com.br/50-anos-50-maos.

SERVIÇO – 50º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Mostra paralela 50 Anos, 50 Mãos. Visitação gratuita: diariamente, até 29/10, na passarela Pênsil. Informações: 3403-2601.