Dois Idiotas Cada Qual no Seu Barril, do Grupo Skatá abre a mostra

A 28ª Mostra de Teatro Estudantil de Piracicaba, que compõe o 18º Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba), acontece entre amanhã, 22/11, e quinta-feira, 23/11. Serão três apresentações e todas elas acontecem na Sala 2 do Teatro Municipal Dr. Losso Netto. A entrada é gratuita. A realização é da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), com organização da W Cultural e apoio do Sesc, Senac, Senai, Apite Teatro e Coletivo Liberdade Liberdade.

A estreia da programação nesta quarta, 22/11, será às 19h com dois espetáculos dos alunos do Colégio Objetivo Piracicaba e com direção de Rodrigo Polla.

Dois Idiotas Cada Qual no Seu Barril, do Grupo Skatá, é uma peça inspirada na obra de Ruth Rocha, sendo uma metáfora sobre a guerra e o quanto a intolerância pode ser prejudicial. Na trama, Teimosinho e Mandão são dois vizinhos que vivem se provocando, entrando em um estado de competição. Até que um dia resolvem sentar em um barril de pólvora e, para piorar, com uma vela acesa.

Na sequência, será apresentado o espetáculo Um Conto de Natal, do Grupo Milkshakespeare, inspirada na obra de Charles Dickens. A história mostra o velho e ranzinza Sr. Scrooge, um homem que não gosta de Natal, que em uma noite recebe a visita de alguns fantasmas, que irão mostrar a ele a importância das boas ações. Será que o Sr. Scrooge continuará sendo a mesma pessoa depois dessas visitas? A peça traz a importância dos nossos atos e como olhamos para o próximo.

A Mostra termina na quinta, 23/11, com apresentação do teatro Vida Nordestina, às 19h, também na Sala 2 do Teatro Municipal Dr. Losso Netto. O espetáculo é encenado pelo Coletivo Fazendo Arte, formado por alunos da Escola Municipal Valentim Alvarez, situada em Palestina, no interior paulista, e com direção de Nima Martines e Odilon Júnior. O sertão do nordeste parece ser um lugar muito vazio e sem vida, até que um tal de Severino Cangaceiro vem mostrar, através de práticas de exercícios teatrais, que Morte e Vida Severina, O auto da compadecida e Vidas Secas, podem ocupar o mesmo espaço de criatividade.

Após as apresentações, haverá bate-papo com as avaliadoras Alessandra Sanmartin e Monique Maritan.

MOSTRA – Tradicional, a Mostra de Teatro Estudantil, que não possui caráter competitivo, ocorreu, pela primeira vez, em 1994 no Colégio Piracicabano, responsável pela organização até 2013. Em 2014, o município incorporou o evento e o integrou ao Fentepira, realizado em cumprimento à Lei Municipal 6.072 de 26/10/2007, pela Semac.

SERVIÇO – 28ª Mostra de Teatro Estudantil de Piracicaba. Dias 22 e 23 de novembro, na Sala 2 do Teatro Municipal Dr. Losso Netto Entrada gratuita. Mais informações podem ser obtidas na página do festival no Facebook: @festivaldepiracicaba.