A abertura oficial da XVIII mostra “Almeida Júnior” será amanhã (dia 5), às 20h, no hall do Teatro Municipal. Os trabalhos ficarão expostos até o próximo dia 26. O evento, que se propõe a divulgar e evidenciar a criatividade do artista piracicabano, fará homenagem ao dia do nascimento do seu patrono Almeida Jr, 08 de maio, quando se comemora o Dia do Artista Plástico.

A mostra “Almeida Júnior” tem novos critérios para premiação das obras, agora estão divididas em contemporâneo e acadêmico. Cada artista pode concorrer com duas obras em cada estilo. Durante a abertura, serão concedidos 24 prêmios, entre medalhas de outro, prata, bronze, menções honrosas e aquisições, 60 artistas fizeram a inscrição, totalizando 119 obras.

Todos os anos, a Mostra “Almeida Júnior” que acontece na Pinacoteca Municipal “Miguel Dutra”, neste ano será no Teatro Municipal “Dr. Losso Neto”, devido as reformas na Pinacoteca.

A 18ª Mostra Almeida Júnior é promovida pela Associação Piracicabana dos Artistas Plásticos (Apap). Conheça os vencedores:

– estilo contemporâneo: medalha de ouro ficou com “Videira 1 e 2”, da piracicabana Susete Gutierrez; medalha de prata Evani Fujiwara com “Reverência”; bronze para Marcos Nozella Gil, “A Vida 1 e 2”

– estilo acadêmico: medalha de ouro é de Renata Cristina Melfi Nunes, autora da pintura “Violeta na Janela”; medalha de prata para Gracia Nepomuceno pelo quadro “Caminho 2”; bronze para Margarete Zenero com “Estação da Paulista”

– menção honrosa: Áurea Pitta Roch, Juliana Zatarin Roberto, Silvana Athnazio, Eliza Shirota e Alfredo José Ricardo.