O número de mortes em acidentes de trânsito nas vias de Piracicaba caiu 53,3% entre março e julho deste ano, durante a pandemia do coronavírus, comparado com o mesmo período de 2019. Foram registradas 7 mortes nos quatro meses, em 2020, enquanto que em 2019 foram 15. O número de acidentes com vítima também caiu de 802, em 2019, para 650. Os atropelamentos, por exemplo, caíram de 22, em 2019, para 13, em 2020. Os dados são do Infosiga, sistema que reúne informações de acidentes e mortes no trânsito do Estado de São Paulo.
Cimm: monitoramento do trânsito é feito em tempo real; tecnologia para diminuir acidentes
Os dados também apontam que o número de mortes de motociclistas caiu 50% no período, em Piracicaba, mesmo com o aumento da circulação de entregadores que trabalham para aplicativos de alimentação. Em 2019 morreram 6 motociclistas, enquanto que em 2020 foram 3 mortes, queda de 50%. Estima-se que haja de 800 a 1.000 entregadores em atividade em Piracicaba. As mortes de pessoas em automóveis diminuiu de 6, em 2019, para 2, em 2020, queda de 66,6%. O secretário de Trânsito e Transporte, Jorge Akira, destaca a diminuição de mortes de motociclistas. “A Prefeitura, por meio da Semuttran, vem trabalhando para diminuir acidentes. Uma das ações foi campanha de conscientização Você Já Sabe, em 2019, que mirou essa categoria. A outra foi a lei, em vigor, que regulamenta a profissão de motofretista e mototaxista, que exigiu dos profissionais o uso obrigatório de equipamentos de proteção, como colete refletivo, antena corta-pipa e protetores de pernas, visando sua segurança”, explicou Akira. O secretário também destaca outras ações importantes para evitar acidentes e mortes no trânsito. Entre elas está a implantação da CIMM (Central Integrada de Monitoramento e Mobilidade), que além de monitorar o trânsito por meio de câmeras nas principais vias da cidade, controla também, em tempo real, os semáforos em 136 importantes cruzamentos do município, e a implantação de corredores preferenciais de ônibus, via financiamento conseguido junto ao Ministério das Cidades (Mobilidade Médias Cidades), e o convênio com o Detran para melhorias viárias, com recursos de multas. A Prefeitura também promove campanhas de conscientização no trânsito, em parceria com o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, Movimento Maio Amarelo e campanhas municipais, com a participação da Acipi, Aguassanta DI, Cerest, Comob, Conespi, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Rodoviária, Corporação Águia, Sest-Senat, Simesp e SincorSP. Outros importantes parceiros da Prefeitura para reduzir mortes e acidentes de trânsito são a Polícia Militar e a Guarda Civil, que auxiliam na fiscalização.
RODOVIAS – As mortes nas rodovias que passam pelo município de Piracicaba também diminuíram no período de março a julho em 50%. Em 2019 foram 10 óbitos: 4 em automóveis, 3 em motocicletas, 2 pedestres e 1 ciclista. Em 2020, foram registradas 5 mortes: 3 pedestres e 2 em motocicletas.