O cágado resgatado pela Guarda Civil no sábado, 04/02, próximo ao Terminal Piracicamirim, e encaminhado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) morreu na tarde de hoje, 06/02. Ele havia passado por procedimento de reconstituição do casco, realizado com resina, mas no início desta tarde teve uma piora no quadro clínico – ele estava com diversas fraturas e pneumonia – e não resistiu.
Casco foi reconstituído com resina
A equipe da viatura 76, formada pelos GCs Moreira e Roberta, durante patrulhamento na manhã de sábado, foi acionada por um homem que pediu para que eles resgatassem um cágado atropelado nas proximidades do Terminal Piracicamirim.
A equipe o resgatou e o levou para Centro de Controle de Zoonoses/Núcleo de Bem-Estar Animal. O coordenador do CCZ, Matheus Santos, recebeu o animal, que passou por procedimento de reconstituição das partes fissuradas do casco com resina. Ele apresentou quadro inicial de pneumonia, que já estava sendo tratado. Seu estado de saúde era considerado estável, apesar da gravidade das lesões, mas no início da tarde de hoje teve uma piora.