Os moradores dos bairros Jardim Potiguar e Abaeté promoveram um mutirão de limpeza na área de lazer comum aos dois bairros no domingo, 18/04. Foram recolhidas 2,7 toneladas de resíduos, como restos de galho, areia, pedra, terra acumulada nas guias e sarjetas, plásticos e outros materiais. A ação foi uma homenagem ao Dia da Terra, comemorado em 22/04, e teve a parceria da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema). A área de lazer, entre as ruas Paraíso e Ourinhos, conta com diversos equipamentos, entre eles academia ao ar livre, campo de futebol e parque infantil.

O mutirão reuniu cerca de 25 pessoas, que formam a Galera do Bem. Os trabalhos foram realizados tomando os devidos cuidados, com o uso de luvas, e utilizando vassouras, baldes, sacos plásticos e demais ferramentas. Outras ações, como o recolhimento de lixo orgânico, móveis, entulho, exigiram a utilização de maquinário e de profissionais da Sedema, já que havia risco de animais peçonhentos. Além disso, a Sedema fez o corte de grama e a limpeza do mato que foi roçado.

Heriantra Pereira Nunes participou do mutirão

Mutirão reuniu vizinhos para limpeza no Dia da Terra

O secretário municipal de Defesa do Meio Ambiente, Marcos Yassuo Kamogawa, elogiou a atitude dos moradores. “A ação está plenamente de acordo com o Plano de Governo do prefeito Luciano Almeida, pois um dos pontos deste plano trata da criação de um grupo de zeladoria que seria apoiado pela Sedema, sendo que os bairros trariam as demandas. Então, é uma ação exemplar que pretendemos incentivar em todos os outros bairros”, ressalta Kamogawa.

Moradora do Potiguar há 21 anos, Kátia Regina Floriano conta que as solicitações para limpeza do local eram feitas de individualizada e surgiu a ideia de criar um grupo para centralizar as demandas e, de fato, partir para a ação. “Começamos essa limpeza logo de manhã e terminamos às 14h. Recolhemos areia, terra, pedra, galhos e o resultado é este. Mas ainda há muito trabalho a ser realizado aqui e pretendemos continuar solicitando melhorias”, ressaltou.

Além de Kátia, participaram da ação, ainda, Francisco Gallo, Heriantra Pereira Nunes, Alessandra Guarnieri Berti e o filho de 10 anos, Tiago Guarnieri Berti.

Alessanda e Tiago Berti, ajudaram o meio ambiente a ficar melhor

Para Alessandra Guarnieri Berti, que também integra o grupo, a ação foi motivadora. “O parque estava sujo e sabemos que tudo o que é descartado aqui acaba sendo levado pelas águas das chuvas e deságua nos rios, daí temos o problema de ingestão de plásticos por muitos animais. Ou seja, é um ciclo e podemos ajudar a melhorar este cenário. Eu também sempre penso que estou dando um exemplo para o meu filho”, conta a mãe de Tiago, 10 anos, que também participou da ação.

“É legal participar, não apenas para você se sentir bem, mas para que no futuro não tenhamos tanta poluição, porque o plástico, por exemplo, demora muito tempo para se decompor, e nós achamos tantos plásticos aqui. Quero ajudar a limpar o bairro”, completou Tiago.

Academia depois do mutirão, ficou completamente limpa e adequada para uso