Os bairros Parque dos Eucaliptos e 1º de Maio, na região Sul, receberam as plenárias do Orçamento Participativo na segunda e terça-feira, dias 7 e 8/06, respectivamente e apresentaram suas demandas.

A reunião de segunda-feira foi realizada no Centro Social e Varejão Parque dos Eucaliptos, na avenida Thales Castanho de Andrade, s/nº, e na terça-feira, no Centro Cultural Sebastião da Silva Bueno – Nhô Serra, na rua Antonio Ferraz de Arruda, 409. Secretários municipais têm marcado presença nos encontros, atendendo determinação do prefeito Luciano Almeida, com o objetivo de estreitar a relação entre o Poder Público e sociedade civil.

Entre as demandas apresentadas estão criação da pista de caminhada para a praça do bairro Monte Feliz; creche para o Monte Feliz; regularização de ruas do bairro Chácaras Água Branca, principalmente a estrada Frederico Ciappina Neto; criação de uma academia ao ar livre no bairro Água Branca, criação de um centro cultural ao lado do postinho do Água Branca e instalação de lombada na rua Bueno Aires, entre a avenida Miguel Caparroz e avenida Edne Rontani Bassete.

A comunidade também solicitou a criação de calçada em toda a extensão da avenida Miguel Caparroz; criação de um campo de futebol oficial no bairro Monte Feliz; extensão da linha de ônibus até a Chácara Água Branca; construção de uma escola de educação infantil (creche) no Monte Feliz, e manutenção de áreas verdes.

Outras demandas da região sul são a construção de um PSF na avenida Thales Castanho de Andrade, esquina com a rua Carlos Novaes, ao lado da escola Profª Edilene Marli Borghese; construção de banheiros e vestiários no campo social, localizado entre a rua Vitória Régia e Maria Guilhermina, no Parque dos Eucaliptos; transformação do varejão da avenida Thales Castanho de Andrade em centro comunitário; recapeamento em toda a extensão da avenida Thales Castanho de Andrade; instalação de academia ao ar livre no bairro Minas Nova e duplicação da rua Pedro Habechian.

ABERTAS À POPULAÇÃO – As reuniões, coordenadas pela Secretaria Municipal de Governo, estão abertas à participação da população e acontecem sempre às 19h e têm por objetivo manter contato com a comunidade, associações, entidades civis organizadas, no sentido de coletar demandas sobre investimentos, manutenção e serviços públicos.

Devido à pandemia, são respeitados todos os protocolos sanitários de combate à Covid-19, como distanciamento social e o uso obrigatório de máscaras.

Caso as demandas apresentadas na plenária tenham algum aditamento ou acréscimo, o participante poderá encaminhar os respectivos acréscimos, até cinco dias úteis após a data de realização da plenária, à Secretaria Municipal de Governo ou à Coordenação Paritária do Conselho Municipal do Orçamento Participativo, por intermédio de ofício/carta ou e-mail comop@piracicaba.sp.gov.br

SAIBA MAIS – O Orçamento Participativo (OP) é um mecanismo governamental de democracia participativa que permite aos cidadãos influenciar ou decidir sobre os orçamentos públicos de prefeituras municipais para assuntos locais, por meio de processos de participação da comunidade.