O Centro de Referência de Assistência Social Vila Sônia, unidade da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), recebeu ontem, dia 10/09, 48 pessoas interessadas em vagas de emprego da empresa SPSP, que esteve no local, para recebimento de currículo e entrevistas. A parceria foi realizada por meio da Coordenadoria de Inclusão Produtiva.
Noemi Lopes, coordenadora do Cras, explicou que o emprego formal é um dos principais caminhos para a redução da vulnerabilidade social. “Ao ajudar as pessoas a se inserirem no mercado de trabalho, o Cras contribui para a construção de uma vida mais digna e estável e essas ações têm um impacto significativo na vida das pessoas atendidas pelo serviço, ajudando a construir um futuro mais promissor para a comunidade como um todo”, disse.
Taiara Cristina Oliveira dos Santos, 34 anos, moradora do bairro Vida Nova, compareceu no Cras em busca de uma oportunidade. “Assim que soube que a empresa estaria aqui para receber currículo, vim correndo. Espero ser uma das candidatas escolhidas”, falou.
Ana Cristina Albano, 52 anos, também passou por lá. “Soube por uma amiga e quis aproveitar a oportunidade de passar por uma entrevista de emprego, tão perto de casa. Essa ação facilitou o acesso de muitas pessoas que precisam de trabalho e, às vezes, por conta do desemprego, não têm nem como pagar um transporte para participar de entrevistas em outros pontos da cidade”.
A ação contempla o desenvolvimento de potencialidades e autonomia dos indivíduos que se utilizam do atendimento no Cras.
Os Cras são considerados a porta de entrada da Assistência Social. Essas unidades públicas oferecem serviços, programas e benefícios para as famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social e execução do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF). As famílias acompanhadas participam de ações, oficinas e são orientadas para a inscrição no Cadastro Único.
A unidade Vila Sônia está localizada na rua Padre Otto Andreas Josef Wolf, 720. O atendimento é realizado de segunda a quinta-feira, das 9h às 16h e todas às segundas-feiras, às 9h e também às 13h, acorrem as Acolhidas, onde os participantes recebem informações sobre os benefícios sociais, ações do serviço e da rede socioassistencial, bem como das demais políticas setoriais. Às sextas-feiras, todas as unidades de Cras participam de reuniões com a rede.