Portal do Município de Piracicaba

Monumento Marco da Paz é inaugurado na Rua do Porto

Por Comunicação Social / Publicado em 29/11/2016
Tempo de leitura: 8 minutos.

Foi inaugurado no último sábado, 26/11, o monumento Marco da Paz de Piracicaba, na presença de autoridades e representantes de cerca de 40 entidades que participaram do processo de sua construção. O evento foi realizado dentro do Parque da Rua do Porto, ao lado do Teatro de Arena, local onde o marco foi construído.

A cerimônia de inauguração e de entrega da obra aconteceu após a realização de um culto ecumênico em prol da cultura da paz, no período da manhã, e durante todo o dia foram realizadas apresentações e exposições das entidades envolvidas no projeto.

Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito Gabriel Ferrato afirmou que foi a união de forças das entidades e instituições que tornou realidade o Marco da Paz na cidade de Piracicaba. "Este projeto chegou ao final do meu mandato, e considero que não poderia ter sido em momento melhor, pois cada decisão que tomei nestes quatros anos foi no sentido de promover o bem-estar social de todos os piracicabanos, e acredito que é o bem-estar social que promove a paz social", afirmou o chefe do Executivo, que, por meio de decreto (nº 16.857), tornou hóspedes oficiais do município os senhores Gaetano Brancati Luigi e João Bico de Souza, respectivamente, idealizador e embaixador do Marco da Paz, que também estiveram presentes na cerimônia.

O presidente da Acipi, Paulo Roberto Checoli, fez um agradecimento a todos os participantes e voluntários, e homenageou Luigi, Souza e Amir Massis, diretor da ACSP (Associação Comercial de São Paulo), entidade que, junto da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo), concretiza a construção dos monumentos do Marco da Paz no Brasil. Os três ganharam camisas personalizadas do XV de Piracicaba.

"Este é um importante símbolo da cultura da paz na cidade, e agradeço em especial ao senhor Luigi e ao senhor Massis, que com entusiasmo, esforço e dedicação, tornaram possível a construção do Marco da Paz em Piracicaba. Mas é importante lembrar que não adianta apenas termos este símbolo na cidade, é preciso também dar o exemplo da não violência para as crianças, para que elas possam implantar a cultura da paz na sociedade", reforçou Checoli.

O idealizador do Marco da Paz, Gaetano Brancati Luigi, emocionado, contou a história de sua infância na Itália, onde viveu as agruras da guerra, e disse que a ideia do Marco surgiu quando já morava no Brasil e, frequentemente, transitava pelo Pátio do Colégio, na cidade de São Paulo. Em uma dessas ocasiões, notou que o sino do local não mais badalava e indagou ao padre o porquê. A resposta foi de que o sino da capela fora roubado. Entristecido, Gaetano, com a ajuda da Associação Comercial de São Paulo, conseguiu um novo sino para a igreja. E no dia da instalação do sino surgiu a ideia de construir o monumento do Marco da Paz.

"Agradeço a Deus por este momento fraterno e de amor. Por meio deste monumento do Marco da Paz, podemos colocar a paz na nossa mente e coração. Nunca esperei que pudesse chegar ao mundo com minha ideia e que seria tão respeitado pelos povos e autoridades. Precisamos dar as mãos para fortalecer valores, como a liberdade, o amor e a família, tornando realidade a fraternidade. Olhemos para a juventude, que é o futuro para um mundo melhor", disse Luigi, que já foi indicado duas vezes ao Prêmio Nobel da Paz.

A construção do Marco da Paz na cidade foi viabilizada por meio de doações monetárias e materiais de empresas e entidades de Piracicaba, que abraçaram o projeto em conjunto com a Acipi

e a Prefeitura, sem que houvesse custo para o governo municipal. Trabalharam no projeto cerca de 120 voluntários.Com a colaboração dos voluntários e parceiros, o monumento, que possui aproximadamente 4 metros de altura e 2,5 metros de largura, foi erguido em cerca de um mês. No entorno da obra foram instalados bancos e lixeiras, além de um projeto de paisagismo e iluminação embutida no solo. Com formato de arco, além de detalhes em granito preto e mármore branco, o monumento possui um sino e duas mãos juntas em forma de pomba, acompanhado da expressão pax (palavra que em latim significa paz).Este é um monumento idealizado pelo italiano Gaetano Brancati Luigi, concretizado no Brasil por meio da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) e Facesp (Federação das Associações Comercial do Estado de São Paulo), e na cidade de Piracicaba o projeto é fruto de uma parceria entre Prefeitura, ACSP, Facesp, Acipi, Lions

Clube, Loja Maçônica, Sinos Piracicaba, Coplacana, Afocapi, Sicoobcocre, CDL Piracicaba, Rotary Clube, Frafem, Diocese de Piracicaba, Mãos que Ajudam – A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Apaflar, Ascopi, Tecnolamp do Brasil, Graniart Marmoraria, Coimbra Artes em Cimento, Raízes Paisagismo, Multiverde, Sincop, Projeto Subjetivações, Instituto Beatriz Algodoal, Atepi, Conseg, Lumart, IHGP, Simespi, OAB, Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Civil, Brahma Kumaris, Harley Davidson, Bodes do Asfalto, SSVP – Conselho Central de Piracicaba, SSVP – Conselho Central Norte de Piracicaba e Corporação Musical União Operária, Sociedade Beneficente Sírio Libanesa, Grande Oriente de São Paulo e Orquestra Piracicabana de Viola Caipira.

O SÍMBOLO – O Marco da Paz é um monumento idealizado pelo italiano Gaetano Brancati Luigi, com a intenção de promover a cultura da paz pelo mundo. Ele, ainda criança, presenciou e passou pelas dificuldades da II Guerra Mundial, quando aos 12 anos se mudou para a Argentina e, logo depois, para o Brasil. Com o apoio da ACSP/Facesp, em 1999, Luigi criou o primeiro monumento em São Paulo, no Páteo do Collegio. Atualmente, o Marco da Paz está presente em várias cidades brasileiras, como São Paulo, Aparecida e Bertioga, e em outros países, como México, Argentina, Bolívia, Portugal, China, Uruguai e Itália.

Mais informações sobre o histórico do Marco da Paz: www.marcodapaz.org.br


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.