Piracicaba, 16 de janeiro de 2013 – O Marco do Bicentenário de Piracicaba, que esteve instalado defronte da Casa do Povoador desde 1967, foi removido para a execução das obras da terceira etapa do projeto Beira-Rio. A informação é do Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba – Ipplap que garante que o monumento "não está desaparecido".

O Monumento está na Central de Obras da Prefeitura e aguarda definição sobre sua viabilidade estrutural para realocação do mesmo em novo local, como já foi explicado recentemente a alguns moradores da Rua do Porto e também à imprensa. A peça, em concreto, já apresentava avarias, mesmo antes da sua remoção.

A retirada do monumento, segundo informações da Secretaria de Obras, não fere o tombamento da Casa do Povoador. Para realizar intervenções no raio de tombamento de um patrimônio é necessário autorização e esta foi dada por ambos os conselhos (a casa do Povoador é tombada em nível estadual, pelo Condephaat e, em nível municipal, pelo Codepac). Tal autorização está documentada em ofícios que constam no processo do projeto Beira-Rio.

O processo de retirada do “prendedor” foi cercado de cuidados para que as peças permanecessem íntegras, já que a placa alusiva à data de comemoração já havia sido furtada em data imprecisa. A utilização da britadeira aconteceu para retirar o concreto da fundação, necessário para o ajuste da cota da arena, que foi executada no local, não prejudicando o monumento.

Centro de Comunicação Social

Sabrina Rodrigues Bologna: 31076