Anacleto Silva, analista do SISS Saúde durante atividade prática junto a Ana Claudia Marques, agente comunitária de saúde

A Prefeitura de Piracicaba segue com ações para a informatização, modernização e digitalização do sistema municipal de Saúde. A partir desta semana, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Paulista – antigo Crab – e a Unidade de Saúde da Família (USF) São José iniciam a utilização do novo software da Saúde, o Siss Saúde, para utilização do prontuário eletrônico já ligado às informações do cartão Pira Cidadão, que substitui o cartão azul do SUS municipal.

Secretário Augusto Muzilli Junior participou de uma das etapas da capacitação junto a equipe da USF São José

Para esta mudança, durante esta semana, os servidores das duas unidades passam por treinamento e capacitação para a utilização das novas ferramentas e, na próxima semana o atendimento já será realizado no novo formato. “Além disso, estamos também instalando novos equipamentos nestas unidades, como novos computadores e impressoras, além da implantação de algo inédito na Atenção Básica que é a instalação de painéis e um totem para distribuição de senhas para o atendimento na unidade”, afirmou o secretário de Saúde, Augusto Muzilli Junior.

Pamela Roberto, analista do SISS Saúde orienta Gabriely Oliveira Bezerra da Silva, estagiária da UBS, sobre o novo software de saúde

Segundo explicou o chefe da pasta, o programa de gestão da Saúde está defasado há anos e com o software Siss Saúde está sendo possível organizar e administrar a rede de atendimento. “Começamos essa implantação de forma gradativa, na rede de urgência e emergência, em julho do ano passado, nas unidades geridas pela Organização Social de Saúde, OSS, e mais recentemente, para a COT (Central de Ortopedia e Traumatologia). Os resultados estão sendo muito positivos e esperamos isso também na atenção básica onde temos mais de 70 unidades. Temos programado a expansão de forma gradativa deste novo formato para todas as unidades e, em breve estará nas UPAs Vila Rezende e Piracicamirim e, gradativamente, será implantada nas demais unidades da Atenção Básica e Secundária, num total de 161 unidades”, completou Muzilli Júnior.

Segundo a coordenação do Departamento de Atenção Básica (DAB), devido à mudança para os novos programas, inicialmente, o atendimento pode ser um pouco mais lento. “Essa alteração, no início, pode trazer certa lentidão do sistema e devido à pouca prática dos servidores com essa novidade. Apesar disso, acreditamos que até o final do mês tudo já esteja implementado e funcionando de forma a agilizar e facilitar o atendimento à população”.

Equipe da UBS Paulista durante treinamento e capacitação sobre o SISS Saúde

PIRA CIDADÃO – A Prefeitura de Piracicaba lembra que, para obter o cartão Pira Cidadão, o cadastro deve ser feito no site www.cidadao.piracicaba.sp.gov.br ou pelo aplicativo Pira Cidadão para celular e tablet, disponível para Android e IOS. Além disso, a SMS disponibiliza pontos fixos na região central para cadastramento: na travessa Olegário Mariano, 327, Vila Monteiro – de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; e sábados, das 8h às 12h. No Poupatempo Municipal/Centrus – ao lado do Terminal Central de Integração (TCI) –, das 8h às 16h, e o Centro de Especialidades Médicas (CEM) – o Postão, atrás do Mercado Municipal –, das 8h às 17h. Em caso de dúvidas, os contatos são (19) 9.9458-3813 e faleconosco@cartaopiracidadao.com.br.